Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Novos secretários de Estado tomam posse nos cargos

camila
Transmissão de cargo do governador Jaques Wagner ao novo governa | FOTO: Divulgação |

O governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado da primeira-dama Aline Peixoto, participou nesta quinta-feira (1º), juntamente com o ex-governador Jaques Wagner e sua esposa, Fátima Mendonça, da cerimônia de transmissão de cargo. O ato foi realizado na estrutura instalada na área externa da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Na ocasião, foram empossados os novos secretários de Estado. O vice-governador João Leão e a esposa, Tereza Leão, também participaram da cerimônia, que teve apresentação da Orquestra Santo Antônio, executando o ‘Hino ao 2 de Julho’, e da Companhia Infanto-juvenil da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Estiveram presentes no evento o arcebispo Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, o ex-vice governador e senador eleito, Otto Alencar, secretários de Estado que tomaram posse – entre outras autoridades -, além de artistas e personalidades como Vovô do Ilê.

Na cerimônia de transmissão de cargo, Rui Costa começou o seu discurso agradecendo a sua família e ao vice-governador João Leão, ao senador eleito, Otto Alencar, e ao ex-governador Jaques Wagner, que será empossado nesta quinta como ministro da Defesa. Ele destacou que deseja estreitar ainda mais a relação entre o Poder Executivo e as diversas religiões. “Quero contar com a parceria das igrejas Católica, Evangélicas, e todas as religiões para a reafirmação dos valores da família. Queremos enfrentar juntos problemas como a dependência química. Assumo aqui o meu compromisso”. Em seguida, o governador e a primeira-dama Aline Peixoto acompanharam o ex-governador Jaques Wagner e sua esposa, Fátima Mendonça, que saíram do local em um Ford 1930.

Secretários
Momentos antes de dar posse aos secretários estaduais, Rui Costa ressaltou a necessidade de superar os indicadores, mesmo que os resultados registrados tenham sido avaliados como positivos, destacando áreas prioritárias como saúde, educação e segurança pública. “Que cada um de nós possa fazer um esforço adicional”, afirmou. Ele reiterou que, durante as viagens ao interior, incluirá no roteiro visitas a escolas estaduais e unidades hospitalares da rede própria do Estado.

Maurício Barbosa, que foi novamente empossado para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), disse que, mesmo com o aumento do efetivo na área, ainda se faz necessário contratar mais servidores, entre eles, novos policiais. “Também queremos avançar na valorização dos atuais policiais, que exercem suas atividades diariamente, além de intensificar o combate ao crime organizado, em especial, as quadrilhas de narcotráfico”.

Outro secretário que já ocupava o cargo e também foi empossado é o titular da Educação, Osvaldo Barreto. Para ele, o novo governador evidenciou o apreço pelo setor educacional na Bahia. “Me deu alegria imensa vê-lo colocar no seu discurso de posse o foco no fortalecimento das escolas, no estabelecimento de uma relação com a comunidade escolar, na aproximação das famílias com as escolas. É um momento extremamente importante para a educação”.

Para a Secretaria da Saúde (Sesab), foi empossado o médico cardiologista Fábio Vilas-Boas. Durante a cerimônia realizada no CAB, ele antecipou que, na próxima semana, concederá entrevista coletiva para apresentar o projeto para a pasta. “Temos uma série de ações planejadas, tanto na área de gestão para redução de custos na atividade meio e redirecionamento para a atividade fim, quanto ações imediatas para aplicação na área assistencial”.

Novas secretarias
Entre as novas secretarias criadas pelo atual governador, estão a de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), que têm como secretários Jerônimo Rodrigues e Cássio Peixoto, respectivamente.

De acordo com o titular da SDR, no primeiro momento, serão mantidos um conjunto de programas e iniciativas, considerados exitosos pelos trabalhadores da agricultura familiar. Ele explicou que a Secretaria de Desenvolvimento Rural terá o papel de organizar as ações para ampliar as políticas voltadas ao setor. “O ex-governador Jaques Wagner fez muito pela agricultura familiar neste estado, instituiu uma superintendência e desenvolveu ações por meio da Companhia de Ação Regional (CAR) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA)”.

Já o secretário de Infraestrutura Hídrica observou que parte dos investimentos do governo estadual, por meio do programa Água Para Todos, se concentrou no semiárido. “O saneamento também nos remete uma preocupação muito grande por estar relacionado diretamente à saúde, além das barragens para abastecimento dos municípios. É um trabalho que já foi iniciado. Temos o compromisso com o povo baiano de aumentar a oferta de água em todo o estado”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas