Ícone do site Jornal da Chapada

Mundo: Tumulto causa morte de 36 pessoas em comemoração do Ano-Novo na China

china
A tragédia ocorreu na lotada região do Bund, cerca de meia hora antes da virada do ano | FOTO: Reprodução/AFP |

As autoridades de Xangai, na China, informaram nesta quinta (1º) que 36 pessoas morreram na sequência de um tumulto ocorrido na noite do réveillon. De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, 40 feridos, incluindo 13 com gravidade, estão recebendo tratamento hospitalar. Sete pessoas receberam alta. A tragédia ocorreu na lotada região do Bund, cerca de meia hora antes da virada do ano. Entre os mortos, com idades entre 16 e 36 anos, estão 25 mulheres. Muitos dos feridos são jovens, na faixa de 20 anos, a maioria também do sexo feminino, indicou a Xinhua, citando fontes médicas.

Sobreviventes descreveram o tumulto como “horrível e infernal” e disseram que a tragédia foi desencadeada pelo lançamento de cupons que pareciam notas de dólar. Wu Tao, uma das testemunhas, disse que alguns dos papéis foram atirados a partir da janela do terceiro andar de um edifício, e começaram a ser disputados pelas pessoas que se concentravam para as celebrações de fim de ano.

Os cupons assemelhavam-se a notas de US$ 100, com a inscrição M18 impressa no centro, em referência a um bar com o mesmo nome. O presidente chinês, Xi Jinping, pediu uma investigação imediata para apurar as causas do tumulto.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas