Ícone do site Jornal da Chapada

Blogueiro João Andrade Neto é condenado a mais cinco meses de detenção

blog
João Andrade Neto continua detido | FOTO: Tiago Melo |

A juíza Regina Maria Couto de Cerqueira, da 1ª Vara Criminal, condenou o blogueiro João Andrade Neto a mais cinco meses e dez dias de detenção pelo crime de difamação, a partir de postagens no extinto site Pura Política citando o sócio do Bahia Notícias, Ricardo Luzbel, que teve como advogado o criminalista Gamil Föppel. Essa é a quarta condenação movida pelo empresário e se soma a outras decisões, que determinaram a detenção de Andrade Neto a cinco anos e também a oito anos por extorsão. Na decisão da magistrada, datada de 19 de dezembro de 2014, a pena privativa de liberdade poderá ser substituída pela prestação de serviços à comunidade.

A juíza cita que o condenado “agiu com reprovável culpabilidade; não é possuidor de bons antecedentes e de informações favoráveis quanto a sua conduta; poucos elementos foram coletados a respeito da sua personalidade; o motivo do delito é execrável”. Alvo da Operação Fúria em 2010, o blogueiro chegou a ficar preso por um mês, acusado de extorquir o empresário Phillip Ribeiro e, meses depois de ser solto, preso novamente por tentar extorquir o dono de um posto de combustíveis.

Após ser abordado por Andrade, Ribeiro procurou a polícia, que o orientou a entregar R$ 8 mil a um funcionário do site, valor exigido para que ele não publicasse notas difamatórias contra a vítima. O episódio foi gravado em vídeo (veja aqui). No caso do dono do posto, o blogueiro deixou um bilhete na portaria do prédio, que foi gravado pelas câmeras de segurança. No Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) constam 50 processos movidos contra o blogueiro. Extraído do site Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas