Ícone do site Jornal da Chapada

Astrônomos encontram estrela que está em rota de colisão com a Terra

fotos1
| FOTO: Divulgação/Phys |

Os astrônomos divulgaram uma notícia preocupante: uma aproximação perigosa da Terra com uma estrela! Mas, acalme-se! Apesar de existir 90% de probabilidade do fato ocorrer, isso só será uma realidade palpável nos próximos 500.000 anos. Chamada de Hipparcos 85.605 (ou abreviadamente HIP 85605), a estrela está a 16 anos-luz de distância do nosso planeta, mas poderá chegar tão perto que a distância não ultrapassará 0,13 anos-luz. A notícia foi divulgada por Coryn Bailer-Jones, cientista do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha. A descoberta foi feita através de simulações de rotas futuras em computador usando 50.000 estrelas com dados capturados do telescópio Hipparcos da ESA – Agência Espacial Europeia – em 1990.

O estudo mostrou a existência de 14 estrelas a apenas 3,26 anos-luz de distância da Terra. Destas, 4 estarão a 1,6 anos-luz de distância do Sol nos próximos milênios. A estrela que demonstrou ser uma verdadeira ameaça, a HIP 85605 (um tipo de estrela chamada anã laranja). Ela está situada na constelação de Hércules. Existe uma chance de 90% de que entre 240.000 a 470.000 anos, ela esteja a apenas 0,13 a 0,65 anos-luz de distância. Apesar do perigo cósmico, não ocorreria de fato uma colisão com a Terra. O grande problema seria o fato de que as forças gravitacionais empurrariam cometas localizados na Nuvem de Oort para o nosso Sistema Solar, o que poderia se tornar um caos, com grandes possibilidades de impactos.

| FOTO: Divulgação/Phys |

Existe ainda a possibilidade de que a estrela traga consigo exoplanetas, mas não a uma distância que permitisse uma visita. Bailer-Jones comentou ainda que a velocidade destes planetas seria muito alta, o que tornaria o trabalho de enviar uma sonda um desafio equivalente a viajar para outros sistemas de estrelas distantes. O astrônomo ainda comentou que as simulações de alguns dados podem ser questionados devido ao fato de que algumas estimativas podem estar com pequenos erros. “A pesquisa é limitada a estrelas para quais temos distâncias e velocidades precisas. Isso, por sua vez, nos limita atualmente dentro de algumas dezenas de anos-luz do Sol”, comentou. Isso, na prática, significa que outras estrelas “ocultas” podem também ser uma ameaça para nós, mas ainda não foram pesquisadas. Extraído do Jornal da Ciência.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas