Ícone do site Jornal da Chapada

Contran prorroga por 90 dias prazo para uso do extintor tipo “ABC”

abc
Tendo prazo de validade de cinco anos, os extintores ‘ABC’, que vão substituir os de pó químico tipo ‘BC’, são utilizados tanto no combate a princípios de incêndios provocados por líquidos inflamáveis e pane elétrica, quanto para conter incêndios causados por materiais sólidos, papéis, madeiras e tecido | FOTO: Claudinei Plaza |

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou o prazo de aquisição do novo extintor, do tipo ‘ABC’, para veículos devido ao grande número de condutores, que não encontraram o equipamento para comprar. A exigência, que havia entrado em vigor no dia 1º de janeiro, foi adiada para 1º de abril deste ano, conforme a Deliberação nº 140, de 6 de janeiro de 2015 do órgão. Com isso, os condutores têm mais 90 dias para substituir os extintores para evitar multa e retenção do veículo.

Tendo prazo de validade de cinco anos, os extintores ‘ABC’, que vão substituir os de pó químico tipo ‘BC’, são utilizados tanto no combate a princípios de incêndios provocados por líquidos inflamáveis e pane elétrica, quanto para conter incêndios causados por materiais sólidos, papéis, madeiras e tecido. De acordo com o Detran-BA, quem for flagrado dirigindo veículo sem o equipamento obrigatório, ou que não esteja em bom estado, estará cometendo infração grave, em que a penalidade é o pagamento de multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

Sem telefone
A diretoria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) informa aos usuários do órgão que devido a uma falha técnica nos links de dados e voz da operadora OI, desde às 14h30 desta sexta (9), não está sendo possível receber ou realizar chamadas. O problema também atingiu a realização de serviços relacionados à habilitação e veículos oferecidos em todo o Estado, que estão temporariamente suspensos. A equipe de tecnologia do Detran-Ba está aguardando posicionamento da instituição para o restabelecimento do atendimento.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas