Ícone do site Jornal da Chapada

Festival de Umbu de Manoel Vitorino fortalece ações de sustentabilidade do Médio Rio das Contas e Sudoeste

umbu
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que representou o governador Rui Costa na abertura do evento, destacou que o desafio do governo é fazer com que as famílias envolvidas nesse tipo de projeto tenham autonomia. | FOTO: Secom/GOVBA |

Comemorar a extração do fruto e fortalecer as ações de sustentabilidade do Médio Rio das Contas e Sudoeste, a partir das ações de convivência com o semiárido, respeitando a sociobiodiversidade da caatinga. Esse foi o objetivo do 11º Festival de Umbu do município de Manoel Vitorino, encerrado no final de semana e que reuniu milhares de agricultores familiares da região. O umbuzeiro foi denominado pelo escritor Euclides da Cunha como a árvore sagrada do sertão e a Bahia é responsável por 80% da produção de umbu do país, sendo que boa parte desse percentual é cultivada no município de Manoel Vitorino. Em época de boa colheita, a cidade chega a produzir cinco mil toneladas de umbu por ano.

O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que representou o governador Rui Costa na abertura do evento, destacou que o desafio do governo é fazer com que as famílias envolvidas nesse tipo de projeto tenham autonomia. “Queremos fortalecer os instrumentos para que elas andem sozinhas”. A intenção é ampliar esse tipo de projeto para garantir aos produtores renda, responsabilidade ambiental, inclusão produtiva e ajude o município a obter mais impostos. “Essa edição da festa do umbu ecoa e traduz isso”.

O evento cumpriu também a missão de dar visibilidade ao trabalho realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf), apoiada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que agora está vinculada a SDR, e que desde 2011 vem apoiando as atividades produtivas da agricultura familiar. “Esse tipo de evento reforça a importância que o município tem na produção do fruto do sertão”, enfatizou o técnico da CAR especializado em umbu, Egnaldo Gomes, considerando o festival como “um momento de confraternização, formação dos agricultores e troca de experiências” .

Iguarias
O público pôde se deliciar com as diferentes iguarias produzidas como doces, geleias, sorvetes, sucos, compotas, rocambole, pastéis, bolos, tortas, entre outras guloseimas feitas com o umbu. Para a presidente da Cooproaf, Elenita Maria Silva, o festival colabora na divulgação dos produtos da cooperativa. “É uma oportunidade que temos de fazer com que nosso trabalho fique mais conhecido. A expectativa é o aumento das vendas e que possamos fornecer mais produtos, além do ‘nego-bom’, para a merenda escolar”.

Na programação do evento constaram ainda oficinas e exposições com temas diversos, como ‘Projeto Umbu da Gente: Valorizando pessoas e o meio ambiente’ e ‘Comercialização em rede’, recital de poesias e apresentações de música nordestina e regional e shows culturais.

Investimento
Por meio da CAR, foram construídas e equipadas três agroindústrias de processamento de frutas, cada uma com capacidade anual de produção de 100 toneladas, onde os produtos agrícolas são transformados em polpas, sucos, compotas, doces e geleias, colaborando para a promoção do desenvolvimento rural sustentável do território Médio Rio de Contas. As unidades beneficiam diretamente cerca de 510 famílias residentes em 10 comunidades rurais.

Em pleno funcionamento estão duas unidades localizadas em Manoel Vitorino e em Mirante. O secretário visitou as instalações da unidade da agroindústria da comunidade de Poço da Pedra, em Manoel Vitorino, e a previsão é que seja inaugurada ainda neste primeiro semestre. “O governo irá fortalecer as ações de apoio à cadeia produtiva do Umbu de Manoel Vitorino, afirmou Jerônimo”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas