Ícone do site Jornal da Chapada

Prefeitura de Salvador intensifica preparativos para a Lavagem do Bonfim

bomfim
Os grupos e pessoas que quiserem se manifestar poderão carregar cartazes, bandeiras ou faixas durante a caminhada da Conceição da Praia ao Bonfim | FOTO: Reprodução |

Com a proximidade de um dos maiores festejos populares da Bahia, os órgãos da Prefeitura intensificam os preparativos para garantir à população os principais serviços durante a Lavagem do Bonfim. O evento, que integra o Ciclo de Festas Populares da capital baiana, ocorre sempre na segunda quinta-feira após o Dia de Reis, e em 2015 acontece na próxima quinta-feira (15). Os serviços executados pela Diretoria de Operações da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) foram realizados em conjunto com os preparativos para o Réveillon 2015, na Praça Cairu, dentro do roteiro comum aos festejos. O setor responsável pela manutenção do sistema de microdrenagem está em vistoria permanente, atentando a pontos de alagamento que não tenham sido sanados anteriormente.

O serviço de poda de árvores foi intensificado na região do entorno da Colina Sagrada, compreendendo o Largo da Baixa do Bonfim e a Praça do Bonfim. A ação compreende o percurso iniciado na Igreja da Conceição da Praia até a Basílica do Senhor do Bonfim, e engloba também a região do Mont Serrat. No dia da festa, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) vai promover o combate à publicidade e atividade ilegal. Os grupos e pessoas que quiserem se manifestar poderão carregar cartazes, bandeiras ou faixas durante a caminhada da Conceição da Praia ao Bonfim, respeitando as normas definidas pela legislação municipal, que proíbe a fixação da peça em mobiliário urbano e em equipamentos públicos. Além disso, agentes do órgão estarão a postos para coibir casos de poluição sonora. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone (71) 2201-6660.

Saúde e ambulantes – Para garantir assistência à saúde de soteropolitanos e turistas durante a festa, a Prefeitura montará um módulo assistencial com dez leitos, que ficará localizado ao lado da Colina Sagrada, a partir das 8h. Além disso, três ambulâncias avançadas do Samu com médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas estarão de prontidão ao lado do posto médico, na Praça Irmã Dulce e nas imediações da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou o credenciamento dos ambulantes que vão atuar na Lavagem do Bonfim até o domingo (11), por meio do site www.ambulante.salvador.ba.gov.br. Foram oferecidas 583 vagas e, no dia do evento, os agentes de fiscalização vão realizar o trabalho de ordenamento dos comerciantes informais, para garantir o cumprimento do que determina o Estatuto de Festas Populares.

Festa – Os festejos ao Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim foram iniciados em 1740. Ao longo dos anos, milhares de fiéis – todos vestindo branco, como manda a tradição referente ao sincretismo religioso, que associa o santo ao orixá Oxalá – percorrem os oito quilômetros entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada, na Cidade Baixa, com o objetivo de expressar sua devoção e seu carinho pelo Senhor do Bonfim. O ápice da festa acontece na chegada à Basílica, quando o cortejo das baianas realiza a lavagem do adro e das escadarias da igreja. Uma bênção aos fieis, celebrada pelo pároco local, finaliza a parte religiosa da manifestação popular.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas