Ícone do site Jornal da Chapada

Ministra da SPM é reconduzida e pede fim da violência gerada pelo preconceito

ministra
Eleonora Menicucci promete integrar Central de Atendimento à Mulher aos serviços de emergência | FOTO: Elza Fiúza-Agência Brasil |

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, foi reconduzida hoje (13) ao cargo. Durante a cerimônia, ela citou desafios como a consolidação da política de gestão transversal, ampliação do espaço de participação democrática e o fim da violência gerada pela intolerância e pelo preconceito. “Fizemos muito, mas é por isso que temos mais desafios. Porque só tem desafio quem faz”, disse.

A ministra também prometeu entregar este ano casas da Mulher Brasileira em 12 capitais. Cada unidade contará com instrumentos como delegacias especializadas de atendimento à mulher, juizados e varas, defensorias e promotorias, além de brinquedoteca e espaço de convivência. Outra promessa anunciada pela ministra é ampliação da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) e sua integração a serviços de emergência como o 190 e 193.

Eleonora Menicucci elogiou iniciativas como o Programa Nacional de Atendimento Integral à Saúde da Mulher, mas ressaltou que as ações não devem se limitar à gestação, ao parto e ao puerpério. “É muito mais que isso. É garantir direitos sexuais e reprodutivos”, explicou. A ministra lembrou, ainda, a aprovação da emenda constitucional conhecida como PEC das Domésticas, que garante direitos trabalhistas à categoria. Ela prometeu “batalhar” no Congresso Nacional para finalizar o projeto de regulamentação.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas