As inscrições gratuitas para o Edital Capoeira Viva 2015 estão disponíveis desde quinta-feira (15) e seguem até o dia 2 de março, em Salvador. Interessados devem se inscrever por meio do site do órgão. Pessoas físicas, instituições sem fins lucrativos e pessoas jurídicas inscritas como Microempreendedor Individual (MEI), legalmente constituídas, poderão participar do concurso. O lançamento do edital foi feito em um evento realizado na quarta-feira (14), na Casa do Benin, na presença de representantes do esporte, profissionais de imprensa, autoridades e sociedade em geral. Material complementar, bem como CDs, vídeos, fotos, poderão ser enviados com o documento preenchido, sendo que todos os itens devem estar inseridos em um envelope, lacrado e identificado, conforme orientações do edital. Os interessados devem entregá-lo na sede da Fundação Gregório de Matos, localizada na Rua Chile, 31, Centro da capital baiana.
O edital selecionará 10 propostas que receberão R$15 mil reais cada, somando um total de R$ 150 mil reais de recursos disponibilizados. Propostas voltadas à valorização, promoção, difusão, registro e fortalecimento da manifestação como bem constituinte do patrimônio cultural brasileiro estarão em destaque. O concurso será dividido em três linhas de ação: intercâmbio, com foco na troca de conhecimento, no reconhecimento e na difusão do jogo de capoeira e deve prever convidados de localidades, além de Salvador; preservação e memória da capoeira em diferentes modalidades, que podem ser digitais, audiovisuais, exposições, instalações, publicações, sítios da web, portais e produtos correlatos; e inclusão compreendendo propostas voltadas a pessoas com necessidades especiais, com vistas à ampliação de suas atividades culturais, educativas e sociais.
Uma Comissão de Avaliação formada por três membros, especialistas na área, sendo um representante de universidade, um dos círculos da capoeira e um técnico e/ou representante da FGM fará a avaliação dos projetos inscritos. As propostas selecionadas serão divulgadas no site do programa e no Diário Oficial do Município (DOM).