Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cortejo das Baianas do Jarê será realizado nesta terça na Vila de Igatu em Andaraí

foto
O evento começa às 17 horas e contará com a participação da população local, das cidades vizinhas, além de turistas vindos de diversos lugares | FOTO: Gabriela Claro/Secult |

A próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, será de festa na Vila de Igatu, município de Andaraí, na Chapada Diamantina. É que o Cortejo das Baianas do Jarê realizará sua 18ª caminhada durante a festa que acontece em comemoração ao dia do padroeiro da Vila, São Sebastião, santo católico que no Candomblé é representado pelo senhor da floresta, o caçador Oxóssi. De acordo com informações da Secretária Estadual de Cultura (Secult), o cortejo sai do Terreiro de São Jorge, com baianas, tocadores e devotos rumo à Igreja do São Sebastião Guerreiro, onde acontece um ritual com direito a banho de pipoca, água de cheiro, perfume e muitas flores.

Leia também:
Chapada: Grupo Voz das Lavras se apresenta em Nova Redenção e Andaraí

Na caminhada, as mulheres do terreiro se vestem de baianas e, os homens, que são os tocadores, de marinheiro. O evento começa às 17 horas e contará com a participação da população local, das cidades vizinhas, além de turistas vindos de diversos lugares. O Cortejo também costuma ser realizado durante a Festa do Divino, também em Andaraí, sempre 50 dias após a Páscoa. O Cortejo das Baianas do Jarê tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do edital Culturas Populares Simplificado e conta também com o apoio da Prefeitura de Andaraí.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas