Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Boa Vista do Tupim realiza ações nas áreas de saúde e infraestrutura neste início de ano

foto4
O curso foi ministrado para os profissionais que atuam no projeto “Caminhos do Cuidado” | FOTO: Divulgação/PMBVT |

A prefeitura municipal de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, começou o ano de 2015 com ações nas áreas de saúde e infraestrutura. No último dia 13, o município promoveu o curso de formação de profissionais que atuam no projeto “Caminhos do Cuidado”, uma iniciativa de capacitação em saúde mental que forma trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para acolher, atender e encaminhar aqueles que fazem o uso prejudicial de álcool e outras drogas. “A primeira edição desse audacioso projeto superou as expectativas, alcançando a marca de 226 mil vagas ofertadas a Agentes Comunitários de Saúde [ACSs] e auxiliares e técnicos em enfermagem [Atenfs], resultado que só se tornou possível em virtude do compromisso assumido por todos os parceiros desta empreitada”, informa o atual prefeito João Passos Trabuco, o popular Gidu do PT.

O curso de formação foi ministrado em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz, o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde, do Grupo Hospitalar Conceição (Escola GHC) e a Rede Governo Colaborativo em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Para promovermos este curso, a prefeitura não mediu esforços e cumpriu todos os requisitos exigidos pelos nossos parceiros”, conclui o prefeito de Boa Vista do Tupim.

As ruas contempladas na caminhada possuíam focos do mosquito da dengue | FOTO: Divulgação/PMBVT |

Caminhada de combate à dengue e à Chikungunya
No último dia 16, os ACSs em parceria com os agentes de endemias realizaram uma caminhada de conscientização e combate aos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua Coordenação Epidemiológica, afirmou que os critérios de escolha do percurso dessa atividade fundamentaram-se na existência do grande número de focos de larvas detectadas pelos agentes de endemias.

A barragem Canabrava II beneficia mais de 266 famílias | FOTO: Divulgação |

Infraestrutura e enfrentamento e combate à seca
Na área de infraestrutura, a prefeitura realiza ações de enfrentamentos e de combate à seca. Com o emprenho da Secretaria Municipal de Transportes, o município disponibilizou todo o maquinário necessário e trabalhou exclusivamente com recursos próprios para que a barragem Canabrava II fosse totalmente revitalizada. As obras que foram concluídas pouco antes da temporada de chuva do mês de dezembro de 2014 beneficiaram mais de 262 famílias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas