Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado quer projeto que oficialize a execução dos hinos dos clubes baianos nos jogos

dep
O parlamentar estadual Jurandy Oliveira (PRP) | FOTO: Divulgação |

O deputado estadual Jurandy Oliveira (PRP) quer oficializar a execução dos hinos dos clubes baianos no início dos jogos. A proposta deve ser apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) assim que assumir o mandato no legislativo. O Campeonato Baiano de Futebol é uma competição esportiva disputada no estado da Bahia organizada pela Federação Baiana de Futebol (FBF). A competição é a mais antiga desse esporte da região Nordeste e a segunda do Brasil. Para o parlamentar do PRP, a intenção é “valorizar as tradições e as paixões futebolísticas”.

“O projeto deve possibilitar a sociedade o reconhecimento dos grupos sociais. Os hinos representam a ligação com determinados fatos da história do clube. Entender o hino regional como manifestações sociais deve aproximar ainda mais grupos por suas identidades com o esporte, o município e a cultura local. Valorizar a letra do hino do clube regional é relacionar aspectos geográficos e históricos que compõem o clube de coração de um determinado grupo”, declara o Jurandy Oliveira.

Com a aprovação da lei, nos jogos do Campeonato Baiano das séries A e B, por exemplo, o Hino Oficial de cada clube será executado reforçando a importância regional para os habitantes dos municípios representados por cada clube. Para a medida entrar em vigor, deve ser apreciada nas comissões da Assembleia Legislativa da Bahia, votada no plenário, e com a possível aprovação a lei segue para o governador Rui Costa sancionar.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas