Ícone do site Jornal da Chapada

Eunápolis: Deputado inaugura escola do MST e aponta para educação como inclusão social

foto
Um trator também foi entregue para o Assentamento 25 Anos em Eunápolis | FOTO: Jonas Santos |

Os estudantes do Assentamento 25 Anos, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ganharam uma escola nesta sexta-feira (30). A unidade ‘Estrela de Che’, fica na área de reforma agrária do município de Eunápolis e conta com quatro salas, considerada grande para prédios escolares de assentamentos. Presente ao ato inaugural, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse que os investimentos em educação servem também como inclusão social e apontou para a redução da pobreza extrema na Bahia, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2013), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A taxa de extrema pobreza na Bahia caiu de 10% para 6,5% e a taxa de pobreza passou de 21,7% para 10,4%. Esse é o jeito de governar para a maioria, do jeito do PT, e me orgulho de ter sido o primeiro secretário de combate à pobreza nesta gestão petista do estado. Aqui em Eunápolis, seguimos esse mesmo conceito e inauguramos uma escola erguida com recursos da prefeitura local para beneficiar o povo”, salienta Assunção. A unidade teve todo o apoio financeiro da administração do prefeito Demetrio Guerrieri Neto (PRTB). Estiveram presentes ao ato inaugural, além do prefeito, vereadores, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, que é de Eunápolis, além dos dirigentes do MST, Evanildo Costa e Preto.

De acordo com o federal petista, essa atividade de sexta-feira foi sua última agenda neste primeiro mandato de deputado e foi justamente durante a entrega de uma escola em assentamento. Valmir toma posse no domingo para a segunda legislatura na Câmara de Deputados. “A educação é uma bandeira de Dilma, que é ‘Brasil Pátria Educadora’, e é também um compromisso de Rui Costa aqui na Bahia, que inclusive tem visitado as escolas neste início de mandato. Vamos seguir com essa linha de atuação e melhorar ainda mais a educação no campo”, revela Assunção. O petista ainda entregou um trator no Assentamento 25 Anos, fruto de emenda parlamentar.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas