Ícone do site Jornal da Chapada

Criolo e Ivete Sangalo anunciam turnê juntos cantando Tim Maia

criola e ivete
Criolo e Ivete Sangalo passarão por hits como Sossego e Coroné Antônio Bento | FOTO: Divulgação/Leonardo Aversa |

Depois de homenagear Elis Regina (na voz de Maria Rita), Tom Jobim (com Vanessa da Mata) e o centenário do samba (com Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá), o projeto Nivea Viva fará um tributo a Tim Maia, num show que juntará pela primeira vez os cantores Ivete Sangalo e Criolo. A turnê, anunciada nesta quarta-feira, será lançada no dia 31 de março, em noite para convidados no Vivo Rio. De abril a junho, ela passa por Porto Alegre, Recife, Salvador, Brasília, Rio, São Paulo e Fortaleza (incluída no roteiro este ano), sempre em apresentações gratuitas e em espaços públicos. Em Salvador, o show acontece no dia 24 de maio de 2015, no Elevador Lacerda.

A escolha de Criolo e Ivete Sangalo para homenagear Tim atesta a amplidão da influência do artista sobre a música brasileira, que é uma referência tão marcante para o rap nacional quanto para a trilha sonora das multidões que a cantora arrasta em seus shows. A cantora, aliás, gravou sucessos de Tim em pelo menos duas ocasiões. Em 2003, incluiu “Eu e você, você e eu (Juntinhos)” no álbum “Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso”, e em 2007 registrou “Não quero dinheiro” no DVD “Multishow ao vivo – Ivete no Maracanã”.

“Logo que surgiu o nome de Tim Maia, o de Ivete veio imediatamente. Ela é uma cantora soul”, explica Monique Gardenberg, que assina a direção geral do espetáculo. “E tem a personalidade brincalhona, alto astral, como ele. A ideia de trazer Criolo foi juntar dois universos muito distintos e mostrar como o Tim vai navegando por todas as praias, é um artista idolatrado em toda a música popular brasileiro. E da mesma forma que Tim traduziu para o Brasil o soul americano, a geração de Criolo reprocessa o rap aqui”.

O espetáculo, que terá a produção musical de Daniel Ganjaman (“Sabia que ele seria o nome ideal para fazer releituras que iriam reverenciar a obra do Tim, e nao traí-la”, explica Monique), atravessará os diversos momentos da carreira do cantor, desde seu álbum de estreia (lançado há 45 anos), passando pela fase Racional e pelo mergulho na disco music. O roteiro inclui sucessos como “Coroné Antônio Bento”, “Primavera”, “Você”, “Não quero dinheiro”, “Que beleza”, “Sossego” e “Me dê motivo”. “O roteiro vai contemplar tudo, desde o lado balada ao soul, dance, samba, baião. Vamos visitar tudo. Mas não será cronológico, vamos seguir mais pela sonoridade do que pela época”, adianta Monique. Matéria extraída na íntegra do jornal O Globo.

Criolo usou o a rede social Twitter para falar sobre a parceria:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas