Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa quer bancos financiando ações da Polícia contra os assaltos

rui
O governador da Bahia, Rui Costa (PT) | FOTO: Divulgação |

Em um território mais ameno do que estava na segunda-feira, o governador Rui Costa (PT) participou ontem da abertura dos trabalhos da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia. Em um discurso carregado de expectativas, o petista voltou o maior tempo de sua fala para a área da segurança pública e anunciou algumas medidas, a curto prazo, a exemplo da volta de reservistas da Polícia Militar para assumirem funções administrativas na corporação; o convite para os bancos ajudarem no financiamento de ações preventivas e a nomeação do novo delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho.

Com o prosseguimento da lógica de ter mais médicos na área de saúde, mais professores na área da educação, o petista destacou o retorno de 2.000 reservistas aos postos administrativos para ocasionar a ida de Policiais Militares ativos às ruas e ao serviço direto à população. “Vamos também convocar reservistas da PM para trabalhar nas áreas meio, liberando os agentes para as missões. Além disso, para otimizar os recursos humanos e financeiros, vamos proceder a remodelagem da gestão organizacional e administrativa da PM”, disse, ao lembrar que convocará aprovados nos concursos das polícias Civil e Militar.

O foco destacado pelo governador foi no combate ao crime organizado e ao tráfico. Para tanto, irá sugerir ao Tribunal de Justiça a constituição de uma vara especializada no assunto, classificado pelo chefe do Palácio de Ondina como “as grandes chagas” da sociedade baiana. Rui também disse que dialogará com todos os bancos do estado para discutirem junto à Secretaria de Segurança Pública proposta de parceria no combate ao crime. “Os bancos não podem assistir à população ser violentada e não ajudar no combate, no auxílio à segurança”, discorreu, ao propor a instalação de câmeras de seguranças pelas cidades baianas.

Sobre o novo delegado-geral da Polícia Civil, Rui informou que Bernardino ajudará na construção da lógica da polícia cidadã. “Ele vai nos ajudar na implementação dessas ações em busca de uma segurança melhor. Eu entrevistei quatro bons policiais e tinha que escolher um. A gente opta pelo que naquele momento está em melhores condições para exercer o cargo”, disse. Bernardino, que é natural de Ruy Barbosa, é bacharel em Direito formado pela Universidade Católica de Salvador (UCSal) e pós-graduado em Direito Público pela Unifacs. Foi diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e assumia a função de delegado-geral adjunto.

Saúde e educação – O chefe do Poder Executivo ressaltou que a Educação é a base para assegurar a mobilidade social, especialmente para jovens mais humildes. “Para concretizar o pacto pela educação, já orientei o secretário da pasta e sua equipe a construírem os termos desse programa e a definição de objetivos, metas e compromissos”, declarou. Um novo concurso público deverá ser convocado ainda este ano, conforme dito pelo próprio político. Segundo ele, a proposta será elaborada com a participação de especialistas de vários locais do Brasil, e deve ser apresentada em março. “Vamos poder conversar com os prefeitos, as Câmaras de Vereadores, com a comunidade em cada cidade. A participação dos alunos, dos pais dos alunos e dos professores é fundamental para o êxito dessa grande empreitada cívica em prol de uma educação de qualidade e inclusiva”, afirmou o governador, ao lembrar das visitas que tem feito a colégios públicos desde seu primeiro compromisso na gestão pública.

Rui Costa lembrou que está abrindo um debate com os municípios, através dos prefeitos e suas representações, para a criação de alternativas de saúde regionalizadas, por meio de consórcios e de outras práticas cooperadas. Outra medida será iniciar, ainda em 2015, o Prosus, programa voltado para o fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com investimento total de R$ 285 milhões para os próximos anos e que ainda neste ano vai inaugurar a fase 2 do Hospital Geral do Estado e o Hospital da Chapada.

Na área de infraestrutura, elencou como ações a inauguração do tramo 2 da linha 1 do metrô na região de Pirajá, que deve acontecer até o meio do ano, e a assinatura da ordem de serviço para a construção da linha 2 do metrô que ligará Salvador à cidade de Lauro de Freitas. O governador garantiu também a construção de um VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) na região da Suburbana à Calçada, a ampliação das obras do anel viário de Feira de Santana e a construção de 20 aeroportos junto com o governo federal.

Abordado sobre o que pensa da contenda protagonizada entre o PT, na figura do deputado Rosemberg Pinto (PT), e o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo (PDT), Rui informou que não vai interferir no assunto, pois cabe ao partido e aos deputados. “Isso não compete a mim e nem ao governo do estado”, declarou. “Essa é uma decisão dos deputados. Não pertence ao governador comentar disputas da Mesa Diretora da Assembleia. Eu não respondo pelo PT e nem pela bancada, respondo apenas pelas ações e prioridades de governo”, complementou.

Questionado se o imbróglio prejudicaria o relacionamento do governo com a Assembleia, por se tratar do partido do governo como autor de uma ação contra o presidente da Casa, Rui negou. “Eu espero e tenho convicção de que todos os deputados da base terão maturidade necessária para colocar as prioridades da população. Por mais importantes que sejam os cargos à Mesa, a prioridade da população é a saúde, a educação e a segurança. Conto com o bom senso e a sabedoria deles”, disse.

Sobre a formalização dos blocos de oposição, Rui confessou que não está familiarizado com o tema, mas defende e acredita ser um direito legítimo dos eleitos. “Eu fui deputado e reconheço como o deputado tem a liberdade de expressar sua opinião, e cabe ao governo trabalhar certinho para dar pouco argumento à oposição”, encerrou. Matéria de Victor Pinto, do jornal Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas