Ícone do site Jornal da Chapada

Vereador de Salvador destaca ações da Polícia Civil no estado

edil
O delegado Hélio Jorge e o vereador Geraldo Júnior | FOTO: Reprodução |

O governador da Bahia Rui Costa (PT) anunciou, nesta terça-feira (3), o novo delegado-chefe da Polícia Civil, Bernadino Brito Filho. A atuação do antecessor Hélio Jorge foi destacada pelo vereador de Salvador Geraldo Júnior (SD), que pontuou ações do comando da polícia civil desde 2011. O edil diz que Jorge colocou como uma de suas prioridades a implantação do programa Pacto Pela Vida e a melhoria das estruturas policiais no estado. Foi durante a gestão, que Hélio Jorge instalou o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a Central de Flagrantes da Polícia Civil, na Avenida ACM, em Salvador. A gestão do delegado-chefe entregou novas instalações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), no Detran, e entregou também um novo prédio do Complexo Policial de Feira de Santana.

“Foi instalado ainda a 29ª Delegacia Territorial de Plataforma, na Avenida Suburbana, aqui na capital, além de fazer a reforma de dezenas de Delegacias Territoriais e especializadas na capital e interior. Hélio Jorge criou o Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos para auxiliar unidades da Polícia Civil na investigação de crimes na internet”, informa o vereador. Ainda segundo o edil, a civil realizou centenas de investigações de homicídios, resultando na redução dos índices de crimes deste tipo, em Salvador, de acordo com as metas do programa “Pacto pela Vida”. Também fez o concurso da Polícia Civil – que está em andamento – para preencher cargos de delegado, investigador e escrivão, depois de 15 anos sem a realização de certames dentre outras ações.

“Hélio Jorge fez inúmeras realizações durante o período em que esteve como delegado-geral da Polícia Civil e está saindo com saldo positivo, deixando projetos que continuarão contribuindo para o serviço público e a população baiana. Ele trouxe maior aproximação e parceria com outras instituições como Assembleia Legislativa, Câmara dos Vereadores, Justiça, Ministério Público, Forças Armadas e Polícia Federal, além de participação efetiva na gestão e ação de grandes eventos como Copa das Confederações, em 2013, sorteio dos grupos da Copa do Mundo Fifa 2014, realizado na Bahia, e a própria Copa. Isso garantiu à Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e Departamento de Polícia Técnica (DPT), a obtenção das maiores notas no país no critério segurança pública durante o evento esportivo”, destaca o vereador Geraldo Júnior.

O edil ressaltou que Bernadino Brito Filho, que ocupava o cargo de delegado-geral adjunto, desde 2011, ao lado do seu antecessor, Hélio Jorge, é um homem de confiança do Governador da Bahia, Rui Costa, e desde quando entrou na polícia já desempenhava um papel competente. Bernadino já fazia um trabalho conjunto com Hélio de excelência. “Sendo assim, ele dará continuidade aos trabalhos que projetam a corporação a novos resultados positivos em prol da mesma e dos baianos, ampliando condições de segurança para nossa sociedade construir a marca de uma polícia cidadã que todos nós almejamos”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas