Ícone do site Jornal da Chapada

Furdunço abre Carnaval antecipado de Salvador neste domingo

furdunço
O Furdunço reúne artistas de diferentes vertentes e estilos | FOTO: Divulgação/Prefeitura de Salvador |

O clima mágico do Furdunço, um dos maiores sucessos do último Carnaval de Salvador, dá início ao clima de festa na cidade, com o desfile de 26 atrações neste domingo (8), na Barra. A programação começa às 13h nas imediações do antigo Clube Espanhol, com a concentração do Pedal Abre Alas, do Movimento Salvador Vai de Bike, uma trupe de ciclistas fantasiados que percorrerá o trecho até o Farol. Em seguida, a Orquestra Jurema dá o tom musical do evento e inicia a série de desfiles de atrações artístico-culturais que compõe a mistura do Furdunço.

O Furdunço reúne artistas de diferentes vertentes e estilos, mas que trazem em comum a proposta de valorizar o Carnaval de chão, a participação do folião pipoca e a irreverência. O movimento foi um sucesso nas duas aparições na edição do Carnaval de 2014, quando desfilou nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina). A tarde de domingo promete muita animação, dando ao folião ansioso pela festa a oportunidade de curtir de uma forma diferente e muito mais participativa.

Dentre as atrações do Furdunço neste domingo pré-carnavalesco estão Armandinho e a Fobica, Ju Moraes, Adão Negro, Baiana System e Ilê Aiyê. Mas também tem o grupo performático Mamulengo, o coreto Elétrico de Alex da Costa e o saudosismo do bloco Jacu, puxado por Waltinho Queiroz, que promete reviver os momentos de um dos blocos que fizeram história no Carnaval dos anos 70 em Salvador. A lista de atrações inclui ainda nomes conhecidos do público baiano, como a banda Estakazero, a música e a dança do afro Malê Debalê, o samba de Raiz do Batifun e o Alavontê.

Sem cordas, as atrações desfilam em sequência, com saídas previstas a partir das 14h e entrando pela noite. Antes, a partir das 13h, quem quiser aproveitar para pedalar, mas não tem bicicleta, é só chegar à tenda móvel do Bike Salvador (www.bikesalvador.com), em frente ao Centro Espanhol, nas imediações da ladeira que dá acesso ao Morro do Gato, onde serão disponibilizadas 50 veículos. Quem ainda não é cadastrado poderá se inscrever na hora e aproveitar o clima. A estação para devolução ficará instalada no Porto da Barra. Diversos gruposjá confirmaram presença no Pedal Abre Alas, a exemplo da Associação dos Bicicleteiros da Bahia (ASBB), Meninas no Pedal, Pedale Seguro Salvador e Amigos de Bike.

Programação
Data – 08/02/2015
Percurso – Clube Espanhol ao Farol da Barra
13h – PERDAL ABRE ALAS
14h – ORQUESTRA JUREMA
14h10 – MAMULENGO
14h20 – QUABALES
14h30 – ALEX DA COSTA – CORETO ELÉTRICO
14h40 – PEIXINHO ELÉTRICO E BANDA MORANA
14h50 – ARMANDINHO e a Fobica
15h – MUQUIRANAS
15h10 – ALAVONTÊ
15h20 – JU MORAAES
15h0 – ILÊ AYIÊ
15h40 – EVA
15h50 – MALÊ DEBALÊ
16h – MIL MILHAS
16h10 – MR. ARMENG
16h20 – AMANDA SANTIAGO
16h30 – MUZENZA
16h40 – JACU – WALTINHO QUEIROZ
16h50 – ADÃO NEGRO
17h – BATIFUN
17h10 – ESTAKA ZERO
17h20 – VITROLA BAIANA
17h30 – OS MARCHISTAS
17h40 – BAIANA SYSTEM

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas