Ícone do site Jornal da Chapada

Superintendente do Incra discute vida e educação no campo com governador

foto2
Melhor qualidade de vida e educação no campo são temas da reunião entre Rui Costa, o secretário Josias Gomes e o superintendente do Incra Gugé Fernandes | FOTO: Reprodução |

Educação, assistência técnica, desenvolvimento tecnológico e regularização fundiária foram os principais assuntos abordados na reunião entre o Governador do Estado Rui Costa e o superintendente regional do Incra na Bahia, Gugé Fernandes. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (5), na Governadoria. A intenção do compromisso foi fortalecer a questão agrária, por meio parcerias e convênio a serem firmados pelo Incra e o governo baiano. O superintendente destaca que Rui Costa foi enfático ao declarar sobre a necessidade em investir na educação e tecnologia no campo. O governador se mostrou disposto a criar pólos de educação rural com pesquisa.

Para tanto, além de fundos específicos, o governo buscará aporte de recursos no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para atender as famílias do meio rural, tanto da reforma agrária, quanto da agricultura familiar. “O governador deverá contar ainda com o apoio das universidades estaduais e dos institutos federais na Bahia para criar centros de tecnologias e levar educação especializada às famílias do campo”, explica.

Obtenção e Desenvolvimento
Dentre os temas discutidos, Fernandes ressalta que Rui Costa pretende qualificar a assistência técnica prestada aos assentados com um modelo a ser discutido com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Outro ponto discutido foi o reforço ao Incra para algumas atividades relacionadas a obtenção de novas áreas de reforma agrária para assentar famílias. Além disso, o governador propõe a diminuição dos conflitos agrários e a regularização de terras públicas, que é atribuição do governo estadual. Além de Gugé Fernandes, participaram da reunião o secretário Relações Institucionais, Josias Gomes, e o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marcio Matos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas