Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Governo mantém investigação sobre operação da PM no Cabula

foto
Governo e movimentos sociais discutem a ação policial no bairro do Cabula | FOTO: Amanda Oliveira/Secom/GOVBA |

O Governo do Estado acompanha, com máximo de empenho, as investigações sobre a operação policial no bairro do Cabula, em Salvador, ocorrida no último dia 6 de fevereiro. Nesta terça-feira (10), um grupo composto por representantes de movimentos sociais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e da Defensoria Pública do Estado participou de uma reunião com a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa, e o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Os detalhes da operação policial são investigados pela Secretaria da Segurança Pública, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Entre as solicitações dos representantes dos movimentos sociais, como o Coletivo Nacional de Juventude Negra – Enegrecer, consta a apuração do fato de forma independente. Segundo Geraldo Reis, a Polícia Técnica, com apoio do Ministério Público do Estado, vem realizando a investigação. “O governador [Rui Costa] está disposto a receber os movimentos sociais e instituições para discutir a questão da segurança pública”.

Na ocasião, a secretária Vera Lúcia Barbosa defendeu que as reuniões com as instituições e entidades ocorram periodicamente. De acordo com Geraldo Reis, um novo encontro para tratar do assunto será realizado, no dia 24 e fevereiro, às 15h, em local a ser divulgado. Também participaram da reunião o assessor especial do governador, Cezar Lisboa, representantes da Anistia Internacional, Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra, Conselho Estadual de Proteção dos Direitos Humanos, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Afrogabinete de Articulação Institucional e Jurídica (Aganju), entre outras entidades

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas