Ícone do site Jornal da Chapada

Secretaria de Infraestrutura Hídrica vai levar água para assentamentos baianos

inema
Reunião na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento | FOTO: Ascom |

Por orientação do Governo do Estado, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) vai levar água de qualidade aos assentamentos na Bahia. As estratégias foram avaliadas nesta terça-feira (10) em reunião com o secretário Cássio Peixoto. Participaram do encontro o chefe de gabinete, Wilson Brito, o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luiz Gugé, e o presidente Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Márcio Matos.

A reunião ocorreu no gabinete da SIHS, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A meta é atender pelo menos 25 mil famílias na atual gestão. Durante o encontro, as entidades se comprometeram a construir uma matriz de trabalho, aliando monitoramento de áreas críticas, acompanhamento de demandas e elaboração de projetos para atendimento dos pleitos relacionados ao abastecimento de água e sistema de esgoto em cada território de identidade.

“Com esses vetores consolidados, teremos condições de mensurar ações e avaliar as intervenções necessárias em cada área, incluindo parâmetros indicadores junto ao nosso público”, disse Cássio Peixoto. Segundo ele, a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) nesse processo também já foi confirmada pelo secretário Jerônimo Rodrigues.

Segundo dados do Incra, existem cerca de 50 mil famílias assentadas na Bahia. O MST e o órgão irão realizar um levantamento de demandas prioritárias, solicitando dos movimentos sociais as áreas essenciais para projetos estruturantes. A ideia é reforçar as informações já disponíveis nas instituições, criando um banco de dados quantitativo e qualitativo mais consolidado, atualizado e com áreas georeferenciadas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas