Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto de educação e políticas públicas lança manual sobre saneamento no Vale do Capão

foto1
Uma palestra foi realizada envolvendo a economista Vitória Moraes e a socióloga Maria Medrado | FOTO: Reprodução/Inema |

Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi lançado nesta quarta-feira (4), na Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis, município da Chapada Diamantina, o manual orientador sobre planejamento, participação e alternativas em saneamento. O evento ocorreu durante palestra sobre ‘Sustentabilidade em Ação: Educação e Políticas Públicas em Saneamento’.

O projeto, que tem apoio financeiro do edital 01/2012 do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa) e é de iniciativa da Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté Açu (Apeaca), busca mobilizar a comunidade para o debate e construção de um Plano de Saneamento Ambiental capaz de atender às demandas do Vale do Capão. A palestra foi realizada pela economista Vitória Moraes, mestre em gestão social e pesquisadora de técnicas alternativas em saneamento, e a socióloga Maria Medrado, doutoranda em sociologia, com experiência em comunidades tradicionais.

Qualificação técnica
Uma das apoiadoras do trabalho, a coordenadora técnica da Unidade Regional do Inema na Chapada, Maria do Rosário Maciel, destacou a qualificação técnica em que o projeto está contextualizado. “A gente faz o acompanhamento, enquanto Unidade Regional, e desde o começo percebemos que o projeto estava num momento histórico muito positivo – quando todos os municípios são obrigados a construir seus planos de saneamento”.

O evento ocorreu durante palestra sobre ‘Sustentabilidade em Ação: Educação e Políticas Públicas em Saneamento | FOTO: Reprodução/Inema/Ascom |

Moradora do Vale do Capão há cinco anos, Vitória Moraes afirmou que a ideia de elaborar o projeto “surgiu da observação da necessidade do Capão, por ser uma localidade em crescimento e tendo diversos problemas de ocupação do solo”. Sobre o manual, a economista ressaltou que, “além de orientação prática de como se construir de forma adequada banheiros secos e fossas ecológicas, no guia é apresentado alguns aspectos sobre o que é saneamento ecológico e qual a sua importância para a comunidade e o meio ambiente”.

Maria Medrado, que mora no município há dez anos, explicou que agora, após a finalização da parte de planejamento, “vamos buscar editais específicos para o financiamento da implementação de todo o trabalho elaborado ao longo desses 26 anos”.

Fundo Estadual
O Ferfa, que é vinculado à Sema, foi criado pela Lei nº 10431/2006 com o objetivo de oferecer suporte financeiro à Política Estadual do Meio Ambiente. Administrado por um conselho deliberativo integrado por representantes da Sema, do Inema, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) e dos órgãos municipais de meio ambiente.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas