Ícone do site Jornal da Chapada

Aniversário de Salvador terá mais de 200 ações entre obras e atrações culturais

foto
Detalhes da programação comemorativa pelos 466 anos de Salvador foram anunciadas nesta quarta-feira, em coletiva no Palácio Thomé de Souza | FOTO: Divulgação |

Mais de 200 ações dentre inaugurações, assinaturas de ordem de serviço, entrega de obras e atrações multiculturais em diversos pontos da cidade, incluindo o show da cantora Maria Bethânia, que comemora 50 anos de carreira em uma apresentação no Farol da Barra no dia 28. Os detalhes da programação dos 466 anos de Salvador foram apresentados em coletiva realizada nesta quarta-feira (11), no Palácio Thomé de Souza.

Acompanhado dos secretários de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, de Educação (Smed), Guilherme Bellintani, do chefe da Casa Civil, Luiz Carreira, e do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o prefeito ACM Neto destacou que o ponto forte da programação é a homenagem à cultura baiana, além de apresentar a Salvador o conjunto de obras a serem entregues no mês de aniversário da cidade. “O soteropolitano é quem faz nossa cidade, é a razão de toda essa ação que a Prefeitura está realizando para tornar Salvador cada vez melhor”, ressaltou o prefeito.

A programação foi dividida em duas partes: conjunto de ações e programação cultural. Na área das ações, o conjunto contempla a inauguração de 36 escolas reformadas e reconstruídas e de seis postos de saúde completamente recuperados, além da ampliação para 230 do número de equipes do Programa Saúde da Família e o lançamento dos editais de licitação para obras do BRT e da requalificação da orla em dois locais: no trecho 2 da Barra (do Barra Center ao Clube Espanhol) e no Rio Vermelho.

“Também vamos continuar as ações do programa de pavimentação da cidade, desta vez contemplando vias que nunca tiveram qualquer tipo de infraestrutura, com implantação de drenagem e asfalto”, ressaltou Luiz Carreira, citando também as ações na área social, a exemplo do início da entrega dos cartões do programa Primeiro Passo, que dá auxílio financeiro de R$50 a famílias com crianças de até 5 anos de idade e que residam em áreas onde não possuem creche pública ou conveniada. O total de investimentos em todas essas ações é de cerca de R$1 bilhão.

Cultura
Já a programação cultural deste ano traz a segunda edição do Festival da Cidade, com oito dias de atrações multiculturais a serem apresentadas em diversos pontos da capital baiana, entre os dias 22 e 29. Dentre as novidades está a realização do Festival Braskem de Teatro, em parceria com a empresa Braskem, e a premiação do Prêmio Caymmi, a ser realizada no Jardim de Alah nos dias 28 e 29, além dos shows da cantora Maria Bethânia, no Farol da Barra, e do cantor Daniel, em Cajazeiras, ambos no dia 28, e do padre Fábio de Melo, na Praça Castro Alves, no dia 29, encerrando a programação do aniversário de Salvador e abrindo os festejos da Semana Santa.

“Também vamos lançar o novo portal de informações turísticas da cidade, o www.vivasalvador.com.br”, complementou o secretário da Secult, Érico Mendonça. A programação completa pode ser conferida no site www.festivaldacidade.salvador.ba.gov.br.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas