Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Barragem em Rio de Contas segue com capacidade baixa e não há previsão de chuva

rio de contas
Em 2012, a barragem chegou a ficar abaixo da reserva de segurança, com apenas 12,93% do seu nível | FOTO: Reprodução/Site Notícias de Rio de Contas |

Com capacidade máxima de 100 milhões de metros cúbicos de água, a barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, segue em baixa com apenas 26,34% de sua capacidade. De acordo com informações publicadas pelo site L12 Notícias, o rápido período de chuva no mês de fevereiro de 2015 foi significativo para muitas regiões e contribuiu para que vários reservatórios de água acumulassem uma boa porcentagem de água. Foi o que ocorreu com a barragem em Rio de Contas, que atingiu 27.660 milhões de metros cúbicos de água de sua capacidade, segundo dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Anterior a este período, em 2012, a barragem chegou a ficar abaixo da reserva de segurança, com 12,93% do seu nível, o que levou a Comissão Gestora, que administra o controle da liberação da água da barragem, em parceria com o Dnocs, promover, em 2013, ações de controle do uso abusivo da água. Ainda conforme publicação do L12 Notícias, neste período houve falta de água em todo o município de Rio de Contas, em decorrência do longo período de estiagem. A comissão estabeleceu a medida denominada ‘Irrigação de salvação’, no perímetro irrigado, 12h/semana, comprometendo-se a respeitar a cota de alerta estipulada por Lei, usando apenas o excedente dos 15 milhões de metros cúbicos de água.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas