Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana de temperaturas amenas na Chapada; sol predomina na maior parte da Bahia

tempo
Dias quentes e noites frias na Chapada Diamantina; a temperaturas máxima pode chegar a 29°C, e nas regiões serranas pode chegar a 14°C | FOTO: Reprodução/Jornal da Chapada |

De sexta-feira a domingo (13 a 15), as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas, predominantemente, por uma massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu ensolarado e com poucas chuvas na maior parte do estado. Mas ainda há possibilidade de ocorrer chuvas em algumas áreas, a exemplo das regiões do Recôncavo e sul, especificamente, nas localidades mais próximas ao litoral. Essas áreas permanecem com influência dos ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico, que, somados as temperaturas elevadas (com máximas variando de 30°C a 33°C) e a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro, aumentam as chances de ocorrência de chuvas.

Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas também continuam elevadas (com mínimas de 22°C e máximas de 33°C), a previsão também é de céu parcialmente nublado a claro, mas com possibilidade de ocorrer chuvas fracas em áreas isoladas. Elas deverão ser de curta duração e podem ocorrer a qualquer hora do dia (típicas da estação do verão). Outras regiões, onde também há previsão de chuvas, são no oeste e São Francisco, onde, além do calor, terá tempo chuvoso em decorrência da umidade vinda da região Amazônica. Mesmo se aproximando do final do verão, as chuvas previstas para estas áreas ainda apresentarão características da estação – de curta duração, com intensidade de moderada a forte e, muitas vezes, acompanhadas de trovoadas.

Nas áreas onde a massa de ar quente e seco deve atuar com mais intensidade, a exemplo das regiões norte, nordeste, Chapada Diamantina e sudoeste, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e com pouca possibilidade de ocorrer chuvas. Além de manter o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também deverá contribuir para manter as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas previstas poderão variar de 29°C (na Chapada Diamantina e sudoeste) a 35°C (nas demais áreas). Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas durante esse período, principalmente, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C.

Maré e Radiação Ultravioleta
Desta sexta-feira a domingo (13 a 15), a maré deve atingir altura máxima no período entre as 9h e 12h e entre as 2h e 24h, com valores variando de 1,5 e 2,3 metros. As alturas mínimas ocorrem das 3 às 6h e das 15 às 18h, com valores variando de 0,5 a 1,1 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1 metro.

Alguns dos reflexos do verão, mesmo que já esteja se aproximando do final da estação, é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Neste final de semana, a previsão é que esse índices variem de 11 a 13, sendo classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como de categoria ‘Extrema’.

Por isso, a recomendação é de cautela quanto à exposição prolongada a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores, sendo sugerido a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas