Ícone do site Jornal da Chapada

Residência multiprofissional vai qualificar profissionais em 12 municípios, inclusive na Chapada Diamantina

jacobina
O curso também será ministrado na cidade de Jacobina, na região da Chapada | FOTO: Leonardo Rattes/Ascom Sesab |

Capacitar os profissionais de saúde responsáveis pelo primeiro atendimento aos pacientes da Atenção Básica são os objetivos do Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família, que vai oferecer 60 vagas, em 12 municípios.

O Seminário de Implantação do Programa ocorreu nesta sexta-feira (13), no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária, no Centro de Atenção à Saúde, em Salvador. O evento reuniu representantes dos municípios que vão receber o curso, gestores da Atenção Básica, preceptores, professores e o subsecretário Roberto Badaró, que destacou a importância da capacitação dos profissionais que atuam na base.

“São eles que sabem a melhor conduta para os pacientes. Desde realizar os exames necessários no próprio município até a transferência, quando for o caso”, disse o subsecretário. Badaró acrescentou que a multidisciplinaridade é importante, “pois um atendimento integral, envolvendo as diversas áreas, permite evolução mais rápida na melhora do paciente e reduz os índices de mortalidade”.

Essa capacitação é uma parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia | FOTO: Leonardo Rattes/Ascom Sesab |

Regionalização da saúde
Realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o curso teve o projeto pedagógico desenvolvido pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), “voltado para a regionalização da saúde”, explicou a diretora da escola, Marcele Paim.

A diretora destacou que para receber o curso, certificado pela própria EESP, os municípios precisam atender alguns critérios, como ter curso de Medicina, mais de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e ser, preferencialmente, sede do Núcleo Regional de Saúde (NRS).

Para a representante do município de Guanambi, Paula Luisa de Melo Barros, o curso é um avanço na área da saúde, “pois vai proporcionar melhor capacitação dos profissionais e a melhoria na assistência”. Além de Guanambi, vão receber o curso os municípios de Itabuna, Barreiras, Jacobina, Vitória da Conquista, Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana, Salvador, Teixeira de Freitas, São Francisco do Conde e Santo Antônio de Jesus.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas