Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: População de Boa Vista do Tupim ganha Centro de Atenção Psicossocial

jc
O prefeito da cidade recebe lideranças políticas para a inauguração do espaço que funcionará o Caps | FOTO: Jornal da Chapada |

A população do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, recebeu da prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps I). O Caps I é um espaço de referência no tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais e oferece atendimento à população com cuidado intensivo, comunitário, personalizado e formador da vida. Também realiza acompanhamento clínico, terapêutico e de reinserção social dos usuários por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O centro de Boa Vista do Tupim fica localizado na Rua 18 de Fevereiro, e foi implantado com recursos próprios do município. “A Secretaria de Saúde já faz esse atendimento no município, tanto na sede quanto na zona rural, utilizando o Hospital Municipal e os Postos de Saúde da Família. Agora que estruturamos a unidade, vamos ter um local específico, equipado e com atendimento especializado de uma equipe multidisciplinar, composta por médico psiquiatra, psicólogos, enfermeiros e assistente social, dentre outros”, informa o secretário municipal de Saúde, Hilgo Rafael Mascarenhas Costa.

Segundo o secretário, o atendimento no Caps será em tempo integral, onde serão promovidas atividades como oficinas, que vão funcionar como porta de entrada dos pacientes na rede de serviços municipais. “Boa Vista já tem hoje mais de 600 pacientes cadastrados, sendo 200 na zona rural e mais de 400 na sede do município. É a partir dessa estratégia que organizaremos a rede comunitária de cuidados e faremos o direcionamento das políticas públicas de Saúde Mental”, salienta o titular da pasta.

O centro vai funcionar com recursos próprios da prefeitura e atenderá com equipe multidisciplinar | FOTO: Jornal da Chapada |

Recursos próprios
O Caps de Boa Vista do Tupim foi entregue à população completamente equipado, este tipo de serviço é recomendado para os municípios que têm mais de 15 mil habitantes. “O centro foi todo implantado com recursos próprios da prefeitura municipal e seu funcionamento vai custar muito aos cofres do município. Eles não fizeram antes por que é uma obra cara e tem custo”, disse o prefeito Gidu do PT em seu discurso.

O prefeito ainda falou que nesses dois anos de administração, já fez mais na área de saúde do que nos 16 anos dos seus opositores. “Hoje estamos inaugurando mais esse serviço que visa a substituição das internações em hospitais psiquiátricos, e tem como maior objetivo tratar a saúde mental de forma adequada. Implantamos em um imóvel alugado, mas a nossa intenção é construir a sede desta casa de saúde. Talvez eles não tenham implantado antes, para não gastar, já que o Caps vai funcionar com recursos próprios até podermos buscar ajuda do governo federal”, completa o petista.

Em seu discurso, o prefeito também enumerou as obras que estão em andamento e que serão entregues à população durante a Festa dos Vaqueiros e no aniversário da cidade. Dentre elas, destaque para a reestruturação e urbanização da feira livre, reformas de 30 escolas e construção de nove escolas novas, academia de saúde da sede e outras.

A equipe de profissionais que atuarão na unidade e os secretários de Saúde e Assistência Social | FOTO: Jornal da Chapada |

Inauguração e participação
O ato inaugural, realizado na última sexta-feira (13), contou com a presença do prefeito João Durval Passos Trabuco (Gidu do PT) e de secretários municipais como Karina Maria Barreto Lauria Trabuco (Assistência Social), Claudionice Silva (Educação), Erivan Rodrigues (Obras) e Hilgo Rafael Mascarenhas Costa (Saúde). Também prestigiaram o ato lideranças políticas locais como a presidente do Poder Legislativo, Maria Elena Santos Lopes, acompanhada dos vereadores, o ex-prefeito Getúlio Sena Barros e a população em geral.

Ainda se fez presente a equipe de profissionais que vão atuar no Caps: Priscila de Oliveira Silva (Enfermeira e Coordenadora), Ana Verena Leony de Oliveira (Psicóloga), Hélvia Suzanna (Coordenadora de Vigilância em Saúde), Érica Araújo (Enfermeira do PSF de Terra Boa), Roberta Carneiro (Enfermeira do PSF III-Sede) e Gabriela Sacramento Pinho (Técnica em Enfermagem). Ainda foi registrada a ausência do médico Arcleide, o psiquiatra que atende no município.

1 / 10
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas