Ícone do site Jornal da Chapada

Mudança de estação possibilita ocorrência de chuvas em grande parte do estado

chuva
Em algumas regiões, onde a massa de ar ainda atua com mais intensidade, a exemplo do Recôncavo, Chapada Diamantina, norte e nordeste, o predomínio será de céu parcialmente nublado e com poucas chances de ocorrer chuvas | FOTO: Reprodução |

Para este final de semana, início do outono, as condições do tempo na Bahia devem ser típicas do verão, com temperaturas elevadas e possibilidade de chuvas rápidas em grande parte do estado. Desta sexta-feira a domingo (20 a 22), quando a massa de ar quente e seco começa a perder força, a tendência é que haja um aumento na nebulosidade e, consequentemente, chances de ocorrer chuvas. Ainda assim, de acordo o serviço de meteorologia do Instituto Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em algumas regiões, onde a massa de ar ainda atua com mais intensidade, a exemplo do Recôncavo, Chapada Diamantina, norte e nordeste, o predomínio será de céu parcialmente nublado e com poucas chances de ocorrer chuvas. O outono é uma estação de transição entre o verão – que é mais quente e chuvosa, em sua primeira metade – e o inverno – mais fria e seca, em sua segunda metade.

Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas também continuam elevadas – com mínimas de 23°C e máximas de 33°C -, a previsão também é de céu parcialmente nublado. Mas os ventos úmidos, que sopram do Oceano Atlântico, aumentam as chances de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas. As precipitações, típicas do início do outono, devem ser de curta duração e podem ocorrer a qualquer hora do dia. Nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul, o calor é o principal elemento que continua influenciando e, somado a umidade vinda da região Amazônica e a uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro, deve intensificar a nebulosidade e as chuvas. Como é típico do verão (mesmo sendo início do outono), também há possibilidade de que essas chuvas venham acompanhadas de trovoadas, principalmente, nas regiões oeste e São Francisco.

Temperaturas em outras regiões
Mesmo com a previsão de chuvas em grande parte da Bahia, as temperaturas se manterão elevadas em todas as regiões, com máximas variando entre 29°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 36°C (na maior parte das outras regiões). Porém, em algumas áreas também são esperadas temperaturas mais amenas, a exemplo das serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas devem variar de 15°C a 17°C, principalmente, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Maré e Radiação Ultravioleta
A maré deve atingir altura máxima no período entre as 3h30 e às 5h30 e 15h30 e 17h30, com valores variando de 2,2 e 3,2 metros. As alturas mínimas, das 9h30 às 11h30 e das 21h30 às 23h30, com valores variando de 0,0 (nível médio do mar) a 0,2 metro. Quanto as ondas, a previsão é de agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,0 metro.

A incidência da radiação solar continua elevada (muito semelhante as características do verão) e, consequentemente, elevação nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), que devem variar de 11 a 13. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica esses Índices como de categoria ‘Extrema’. Por isso, recomenda cautela quanto à exposição prolongada a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. A sugestão é o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas