Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Valmir quer um campus da Universidade Federal da Bahia em Cajazeiras

valmir
“O estado padeceu por muito tempo, de uma crônica sub-oferta de vagas do ensino superior”, diz Valmir Assunção | FOTO: Divulgação/Mayrá Lima |

O bairro de Cajazeiras, uma das localidades tradicionais da capital Salvador, deve receber um campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A proposta é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que solicita ao Poder Executivo a criação da unidade. Nesta segunda-feira (23), o parlamentar iniciou uma campanha em redes sociais sobre o projeto de lei (PL 289/2015), destacando os objetivos de ministrar o ensino superior no bairro, com diferentes formas e modalidades. “É preciso que esse campus tenha as diversas áreas do saber, desenvolva a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento e promova a extensão universitária. Considerando que a expansão universitária ocorrida no último período foi extremamente importante na oferta de ensino superior, o bairro de Cajazeiras figura como um dos maiores aglomerados urbanos do Brasil, com cerca de 600 mil pessoas vivendo na localidade, e isso já é uma justificativa para a implantação da universidade”, afirma Assunção.

Os setores que compõe o bairro são: Cajazeiras 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4, Águas Claras, Boca da Mata e Palestina. De acordo com Valmir, uma das grandes necessidades é a criação de uma universidade pública no bairro para buscar mecanismos de geração conhecimento, emprego e renda, bem como promover a inclusão social da comunidade, proporcionando respeito e oportunidade à população. “A estrutura organizacional, a contratação de pessoal, a definição dos cursos e a forma de funcionamento do campus Ufba, observado o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, serão definidas nos termos do estatuto da universidade. O bairro de Cajazeiras possui intensa atividade comercial em Salvador”, salienta o petista.

Depois de quase 50 anos de criação da Ufba, a Bahia conquistou a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), mais exatamente no ano de 2005. “O estado padeceu por muito tempo, de uma crônica sub-oferta de vagas do ensino superior”, lembra Valmir. O aumento da oferta de vagas de ensino superior no estado só aconteceu com a expansão do número vagas oferecidas pela Ufba e por novas universidades, como Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal de Oeste Baiano (Ufoba), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e com a expansão dos Institutos Federais Baiano (IFBaiano) e Bahia (IF-Bahia). Segundo Assunção, ainda há ofertas de vagas nas universidades estaduais da Bahia como a Uneb, Uefs, Uesb, e a Uesc, “bem como a própria ampliação da oferta de vagas de ensino superior oferecidas pelas universidades estaduais baianas”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas