Ícone do site Jornal da Chapada

Ibope do “Jornal Nacional” “derrete” e marca 20 pontos

jornal
Dez anos atrás a média do “JN” era de 35,8 pontos na Grande São Paulo, na última segunda chegou a 20 | FOTO: Reprodução |

Um “terremoto” ocorreu na redação da Globo esta semana. O “Jornal Nacional” registrou uma das mais baixas médias de audiência em dias úteis, segundo dados prévios obtidos pelo Portal UOL. A média de audiência da noite de segunda-feira (23) foi de 20 pontos, que é equivalente ao índice do telejornal global em um sábado de feriado prolongado. Na segunda-feira passada a média foi de 29 pontos. A segunda-feira de Carnaval, por exemplo, deu 25 pontos na Grande SP (cada ponto = 67 mil domicílios). Os dados consolidados do Ibope só serão divulgados nesta quarta-feira (25) e podem sofrer pequena variação (geralmente nunca maiores que um ponto). Já de acordo com os dados consolidados, divulgados com duas horas de atraso na manhã de terça-feira, a audiência foi de 25 pontos, equivalente à segunda-feira de Carnaval. Dez anos atrás a média do “JN” era de 35,8 pontos na Grande São Paulo.

Embora não seja possível afirmar categoricamente o motivo da queda desta semana, não é difícil apontar os prováveis motivos. 1) As novelas das 18h e 19h não estão tão bem quanto deveriam, em audiência. Isso atrapalha a “alavancagem” de público que está sintonizando as novelas e continua na Globo durante o telejornal. 2) A nova novela das 21h, Babilônia, também não vai nada bem para os padrões da Globo, com média em torno de 31 pontos. Quando a novela vai bem, como o final de “Império”, um bom público sintoniza antes o “JN” já à espera da trama. 3) Essa semana ocorreu a estreia de “Os Dez Mandamentos”, na Record, que também mudou o horário de seu telejornal para mais tarde; ocorre que a Record subiu nesta noite em todas as principais praças do país.

Em São Paulo passou de 7,9 pontos (na última segunda,) para 9,6 pontos hoje; no Rio passou de 7,7 para 12,6 pontos; Belo Horizonte dobrou: de 5,5 pontos para 11,1; Porto Alegre, idem: de 3,6 para 7,2 pontos; e no Recife, a emissora passou de 5 pontos para 12 hoje. Cabe saber se esses bons índices continuarão nos próximos capítulos. 4) “Chiquititas”, no SBT, também está dando boas médias, em torno de 10 pontos. Extraído do Portal Terra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas