Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Primeira Casa de Farinha Móvel é entregue para mulheres de Boa Vista do Tupim

farinha
O objetivo é promover a cidadania e a autonomia econômica das mulheres do campo | FOTO: Reprodução/SPM |

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), entregou, nesta terça-feira (24), a primeira Casa de Farinha Móvel ao município de Boa Vista do Tupim. O ato de entrega foi realizado na Escola Florestan Fernandes, localizada no assentamento Che Guevara. As representantes da SPM-BA, Eulália Azevedo, coordenadora executiva de Ações Temáticas, Arielma Galvão, assessora técnica, e Graça Onasilê, da equipe da assessoria de comunicação, marcaram presença no evento. O prefeito da cidade, João Durval Passos Trabuco (Gidu do PT), também participou do ato. A Casa de Farinha Móvel proporcionará autonomia econômica direta para mais de 100 mulheres dos assentamentos Che Guevara, Grotão e Aliança, situados em Boa Vista do Tupim. A segunda etapa promoverá uma Oficina de Formação para estas trabalhadoras.

Na opinião de Eulália, que é também doutora em Ciências Sociais e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da UFBA, a entrega representa uma conquista para as mulheres do campo, que passam a ter uma forma de adquirir a autonomia econômica, que é o primeiro passo para alcançar também as autonomias social e psicológica. “Além da entrega da Casa de Farinha Móvel, haverá a formação destas mulheres, para que possam gerir bem o seu negócio. É um aprendizado para que haja a inserção destas trabalhadoras no mercado de trabalho”, explicou Eulália.

Casa de Farinha
A agricultura é um setor de atividade que ocupa grande parte da mão-de-obra baiana. Para atender às mulheres da zona rural do Estado, foi firmado um convênio entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a SPM-BA. O objetivo é promover a cidadania e a autonomia econômica das mulheres do campo. O convênio é fruto de uma emenda parlamentar proposta pela senadora Lídice da Mata (PSB). Além de Boa vista do Tupim, mais seis cidades do interior do Estado serão contempladas com o equipamento: Camaçari, Pau Brasil, Teixeira de Freitas, Sento Sé, Jacobina e Vitória da Conquista.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas