Ícone do site Jornal da Chapada

Sepromi e PM formam grupo de trabalho para realizar ações ligadas às questões raciais

racial
Segundo a titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, a relação entre as secretarias vai contribuir não apenas para formação da corporação na promoção da igualdade racial, mas para a aproximação com a população baiana | FOTO: Reprodução |

Em reunião na quarta-feira (25), na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), em Salvador, representantes da pasta e da Polícia Militar decidiram formar um grupo de trabalho para desenvolver ações conjuntas relacionadas às questões raciais. Estão previstas capacitação para integrantes da corporação, com reformulação de disciplina ofertada no curso de soldados, e ampliação para outras graduações, além de interlocução com organizações da sociedade civil a partir da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

Também foram discutidas parcerias para execução do Plano Juventude Viva, voltado para a inclusão social dos jovens negros e o enfrentamento à violência contra o segmento; projetos nas bases comunitárias de segurança e valorização dos profissionais que atuam nesses espaços; e atividades de sensibilização nas tropas especializadas, como Rondesp, Caatinga, Peto, entre outras.

Segundo a titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, a relação entre as secretarias vai contribuir não apenas para formação da corporação na promoção da igualdade racial, mas para a aproximação com a população baiana. “Essa união é mais uma medida em prol da comunidade negra, visando a garantia dos seus direitos e ampliação do acesso às políticas públicas”, afirmou a gestora.

“É imprescindível essa parceria até porque nossos policiais são parte da sociedade. Já incluímos em nossos cursos diversas orientações que capacitam os policiais a multiplicarem o respeito a todos os gêneros e culturas”, disse o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas