Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado Carlos Geilson parabeniza Salvador pelo aniversário de fundação

geilson
O deputado estadual Carlos Geilson | FOTO: Reginaldo Tracajá |

Salvador completa 466 anos de fundação neste domingo (29). Para homenagear a capital baiana, o deputado estadual Carlos Geilson apresentou uma moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Com muito honra, parabenizo Salvador por sua história de luta, desejando que os seus moradores sejam cada vez mais beneficiados com ações que reforcem o sentido da palavra cidadania”, afirma o parlamentar.

Localizada em ponto estratégico, banhada pela Baía de Todos-os-Santos. Esses são motivos que podem ser considerados influentes para que Salvador fosse a primeira capital do Brasil, sendo disputada a ferro e fogo por Holanda e Portugal. Quem anda pela cidade vê sua história narrada por seus monumentos, como o Forte de São Marcelo, construído nas águas da baía, em frente ao Mercado Modelo, para impedir uma nova invasão holandesa em 1650.

Nessa mesma região é possível avistar o Elevador Lacerda, um dos cartões postais do município, que liga as cidades Baixa e Alta. E a história vai se mostrando também nas ruas de pedra do Pelourinho, onde os escravos eram castigados. Local que atrai pessoas de todo o mundo, Salvador é um dos celeiros culturais mais diversos do país. Seu carnaval, considerado a maior festa de rua do planeta, é exemplo claro da força de sua cultura. Basta olhar para os milhares e milhares de foliões que seguem os trios elétricos, invenções de Dodô e Osmar, para ter essa certeza.

A cidade sempre foi tema de várias expressões artísticas, como a música de Dorival Caymmi, um dos seus filhos mais ilustres. Foi nesse município que o artista plástico Carybé, nascido na Argentina e naturalizado brasileiro, encontrou abrigo e inspiração para a sua obra, que tão bem retrata a rotina das lavadeiras, povo de santo, pescadores e capoeiristas, entre tantos outros personagens soteropolitanos. Jorge Amado também cedeu aos encantos de Salvador, tornando-a tema de vários dos seus escritos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas