Ícone do site Jornal da Chapada

Feriado com temperatura alta e sem chuva em parte da Bahia; Chapada terá mínima de 16°C

foto
Mesmo com o clima quente, durante a noite e início da manhã, a Chapada Diamantina deve registrar as menores temperaturas do estado | FOTO: Reprodução |

O feriado da Páscoa terá o tempo influenciado por uma massa de ar quente e seco, que manterá o céu ensolarado e sem chuva em grande parte do estado. Além de manter o tempo seco, a permanência dessa condição está contribuindo para deixar a temperatura elevada em toda a Bahia, podendo chegar a 36°C (máxima) em algumas regiões, a exemplo do oeste, São Francisco, norte e nordeste. Ainda assim, em algumas localidades também é esperada temperatura mais amena, nas áreas serranas da Chapada Diamantina, sudoeste e outras áreas, onde a mínima deverá variar de 16°C a 18°C, principalmente na madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Mesmo com a atuação da massa de ar, no final da tarde e durante a noite, há possibilidade de eventos isolados de chuva em algumas regiões, a exemplo do extremo oeste e nas localidades mais próximas ao litoral – existe maior chance de ocorrer na região sul. Além de fraca intensidade, a chuva deverá ocorrer em curto período (como é típica no início do outono) sem comprometer o lazer das pessoas no feriado. Para Salvador e região metropolitana, onde também há possibilidade de chuva fraca e isolada, a temperatura continua elevada, com mínima de 24°C e máxima de 33°C.

Maré
Para o período entre esta Sexta-feira Santa e o próximo domingo (3 a 5), a maré deverá atingir altura máxima no período entre 3h e 5h e entre 15h e 17h, com valores oscilando de 2,0 e 2,8 metros. Já a alturas mínima deverá ser registrada das 9h às 11h, e das 21h às 23h, com valores de 0,2 a 0,3 metro. As ondas previstas para esse período terão agitação fraca com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características do início do outono é a elevada incidência da radiação solar (bem semelhante às características do verão) e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). Isso pode ser verificado com os Índices previstos para o feriadão, quando deverão variar de 11 a 13.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os índices estão classificados na categoria ‘Extrema’, sendo recomendada cautela quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10h às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para isso, a sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas