Ícone do site Jornal da Chapada

Governo estadual está fazendo o dever de casa do município, diz líder da oposição

foto
O vereador Luiz Carlos Suíca | FOTO: Reprodução |

Após citar iniciativas do Governo do Estado para Salvador nos últimos dias, o petista Suíca enfatizou nesta quarta-feira (1º) “a necessidade da prefeitura se engajar mais com as propostas do Executivo da Bahia”. “O governo estadual está fazendo o dever de casa do município”, aponta o vereador. Tratando da educação, o edil fala do programa Educar para Transformar do governo em parceria com municípios, que pretende conceder incentivos às escolas e prefeituras que atenderem aos bons indicadores de qualidade.

No setor de transportes, Suíca comenta ainda as ações de extensão das linhas de trem que devem sair de Paripe ao Comércio, atualmente em fase de licitação. Quanto ao desenvolvimento urbano, o vereador frisa o saneamento básico no município. “A situação é de abandono da prefeitura das áreas populares de Salvador”, diz. Ainda segundo o edil, há uma “necessidade urgente de intervenção do Executivo municipal no bairro de Pernambués, onde a população tem se voluntariado para a limpeza de um canal em estado ambiental precário”.

Na última semana, o petista se reuniu com a população para discutir sobre o fechamento do canal, na Rua Dois de Julho do bairro. “Mais de 20 cobras e inúmeros ratos foram retirados do canal”, relatou o vereador com informações de moradores. O governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), já atua pela limpeza do trecho, que tem um quilômetro de extensão, de acordo com o vereador. A limpeza do canal deve terminar nesta quinta-feira (2). O edil levou ao Executivo um Projeto de Indicação para que a prefeitura assuma as obras no bairro.

“O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano [PDDU] prevê que é responsabilidade da administração municipal intervir em casos como este, pois compromete a preservação ambiental, a ordenação do espaço público e as condições sanitárias e higiênicas à população”, destaca o vereador sobre o projeto que segue para apreciação no Executivo municipal. Suíca reforça que o governador Rui Costa continuará dando suporte do Estado para interceder pela comunidade na continuidade das obras.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas