Ícone do site Jornal da Chapada

Temperatura cai na Chapada no final de semana; céu ficará encoberto e chuvoso em parte da Bahia

foto
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas deverão variar de 16°C a 18°C | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo na Bahia, previstas para os próximos dias, continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas, ou seja, com a massa de ar quente e seco enfraquecida, a umidade vinda do Oceano Atlântico e da região Amazônica irão atuar com mais intensidade, o que aumenta a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas na maior parte do Estado.

Nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, quem irá influenciar o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano, mantendo, assim, o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Além disso, a frente fria, mesmo afastada do litoral, continua intensificando estes ventos, o que poderá intensificar as chuvas, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana.

Por outro lado, nas regiões Oeste e São Francisco, onde também há previsão de chuvas, os eventos mais intensos são esperados para o Oeste baiano, como resultado da umidade que vem da região Amazônica. Na região Norte, onde as chances de ocorrer chuvas são menores, não se descarta a possibilidade de algum evento de chuva fraca, sobretudo no final da tarde e durante a noite (típicas do início do outono).

Mesmo com essa previsão de tempo chuvoso, as temperaturas continuam elevadas na maior parte do Estado, sendo nas regiões Norte, Nordeste, São Francisco, Sudoeste e Oeste onde são esperados os maiores índices (com máximas variando de 33°C a 35°C). Ainda assim, em algumas localidades também são esperadas temperaturas mais amenas, como nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas deverão variar de 16°C a 18°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o tempo se manterá encoberto e chuvoso, as temperaturas também continuam elevadas (com mínimas de 22°C e máximas de 31°C).

Maré
Para o período entre os dias 10 (sexta-feira) e 12 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 07h30 e às 10h30 e entre as 19h30 e às 22h30, com valores variando de 1,5 e 2,3 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período das 01h30 às 04h30 e das 13h30 às 16h30, com valores variando de 0,6 a 1,1 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Uma das características do início do outono é a elevada incidência da radiação solar (bem semelhante às características do verão) e, consequentemente, da Radiação Ultravioleta (IUV’s). Este aumento pode ser verificado com os Índices previstos para o período de 10 (sexta-feira) a 12 (domingo), quando estes deverão variar de 10 a 12. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Muito Alta e Extrema”, o que se recomenda cautela quanto à exposição prolongada a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para isso, a sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas