Ícone do site Jornal da Chapada

Ações para o desenvolvimento rural são apresentadas a prefeituras

foto
Reunião da SDR com prefeitos | FOTO: Divulgação |

Com o objetivo de apresentar a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o titular da pasta, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com um grupo de prefeitos dos territórios Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe, nesta sexta-feira (10), na sala de videoconferência da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O secretário destacou a implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que vai responder pelo conjunto de políticas públicas nos territórios, e o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf). “Essas unidades, que irão necessitar da parceria com as prefeituras, possibilitarão a celeridade da execução dos projetos e políticas públicas em todos os municípios baianos”, afirmou Rodrigues.

Durante o encontro, que teve a participação de representantes das prefeituras de Quixabeira, Coração de Maria, Capim Grosso e Baixa Grande, foram apresentadas as expectativas relacionadas à SDR e as necessidades dos municípios. Entre as demandas estão a mecanização agrícola, assistência técnica e extensão rural, revitalização da fruticultura, em especial da cadeia produtiva do abacaxi, e recuperação de barragens.

Estrutura
A SDR é composta pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Superintendência de Reforma Agrária e Política Territorial (Sutrag), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A reunião também teve a presença de parlamentares, de representantes dos Consórcios Públicos Territoriais do Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe, e dos superintendentes da Suaf, Marcelo Matos, da Sutrag, Renata Rossi, da Bahiater, Elionaldo Teles, o coordenador da CDA, Ariosvaldo José de Souza, e o coordenador-geral de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Santos.

A equipe da SDR apresentou as diversas ações da secretaria, entre elas a implantação de projetos para a agropecuária dos municípios baianos, pela Bahiater; levantamento de propriedades nas áreas urbanas e rural para regularização fundiária e titulação, pela CDA; revitalização do plantio de palma e realização de seminário de planejamento da cadeia produtiva do leite na Bahia, no mês de maio, pela Suaf; e apoio aos colegiados territoriais e assentamentos na implantação de políticas públicas, pela Sutrag.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas