Ícone do site Jornal da Chapada

Mais de 5 mil policiais garantem segurança do folião na Micareta de Feira

pm
PM durante ação na Micareta de Feira de Santana | FOTO: Reprodução/Cau Preto |

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando do Policiamento da Região Leste (CPRL), vai empregar um efetivo de 5,4 mil policiais militares para garantir a segurança durante a Micareta 2015 de Feira de Santana, que acontece de 23 a 26 de abril. O planejamento está distribuído com a atuação de diversas unidades operacionais da PM e o reforço do policiamento das Companhias Especializadas (CIPEs), Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), Grupamento Aéreo (Graer), Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) ? atuando com o Pelotão Tático Móvel, Pelotão Asa Branca e Cavalaria -, além das tropas das unidades de ensino da PM e Tropa de Choque.

Três Postos de Reunião de Tropa vão funcionar no Centro de Cultura Amélio Amorim, no Escola do Centro de Assistência Social Santo Antônio (Ecassa) e no Instituto de Educação Gastão Guimarães. Outros quatro Postos de Comando de Área serão instalados em pontos estratégicos do circuito, funcionando de forma integrada com a Polícia Civil no registro de ocorrências. Este ano, os portões de acesso ao circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, passaram de 39 para 15, com o objetivo de proporcionar mais segurança aos foliões.

Operação Abadá e uso de tecnologia
Nas prévias da Micareta, será executada, por meio da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Operação Abadá, que visa garantir a segurança dos foliões no momento da retirada dos abadás nos locais de entrega. No circuito Maneca Ferreira, o folião contará com o mesmo aparato tecnológico empregado no Carnaval de Salvador. Serão utilizados smartphones, rádios comunicadores com geoprocessamento e câmeras de vídeo-monitoramento. O Centro de Informações e Decisões Estratégicas (CIDE) vai atuar no monitoramento durante a festa, com possibilidade de análise e ajuste em tempo real das ações.

A segurança nos terminais e pontos de ônibus também está garantida. O Pelotão de Cavalaria fará o policiamento na Estação de Transbordo Central e nos pontos de ônibus durante 24 horas por dia. Todos os serviços de segurança serão analisados diariamente. As reuniões de avaliação vão acontecer no auditório do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM/Feira de Santana), com a participação de todos os órgãos responsáveis pela organização da festa, onde serão feitos os ajustes necessários.

Valorização profissional
Visando proporcionar aos policiais militares melhores condições de trabalho durante o evento, a PM inova neste ano com a participação do Centro de Valorização Profissional (CEVAP), que disponibilizará uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educador físico e apoio jurídico, além de atividades artístico-educacionais coordenadas pelo Grupo de Teatro da PM.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas