Ícone do site Jornal da Chapada

Estudantes vencem concurso de astronomia e vão conhecer super telescópio no Chile

osba
O estudantes de Recife com o professor que orientou o trabalho | FOTO: Divulgação/OBA |

Os estudantes Maria Inês Arruda Gonçalves e Matheus Valença Correia vão conhecer, na próxima semana, o super telescópio SOAR, nos Andes chilenos. Eles foram os vencedores do ensino médio do concurso de astronomia promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A iniciativa contou com a participação de 561 estudantes que enviaram 409 projetos.

O concurso “Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR” é destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio. Os jovens sugerem um objeto do universo para ser fotografado, ou imageado, digitalmente e justificam a opção com base no interesse científico e no apelo visual.

Maria Inês e Matheus Correia, ambos com 18 anos, optaram pela Galáxia NGC 1300. Eles cursam, respectivamente, o 3º e o 4º anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Recife, PE, e foram coordenados pelo professor Guilherme Pereira da Silva.

Sobre o telescópio
O Southern Astrophysical Research Telescope (SOAR) tem um espelho de 4,2 metros de diâmetro e pertence a um consórcio internacional entre Brasil, Chile e Estados Unidos. Ele está instalado próximo da cidade de La Serena na montanha Cerro Pachón a 2.700 metros acima do nível do mar, no Chile.

O Telescópio SOAR fica no Chile | FOTO: Divulgação/OBA |

Outros premiados
Além dos estudantes de Pernambuco, duas jovens do ensino fundamental também foram premiadas. Ana Vitória Foletto Lasch e Emanuela da Silva Foletto, ambas com 13 anos, cursam o 8° ano na Sociedade Educacional Três de Maio, em Três de Maio, RS. Elas escolheram a Galáxia NGC2207. Como premiação, as alunas, acompanhadas de sua professora, visitaram o Observatório do Pico dos Dias, em Brasópolis, próximo de Itajubá, MG.

Os vencedores vão receber um quadro com a imagem das galáxias eleitas, feita pelo SOAR, e vão receber a visita de pesquisadores do LNA, que ministrarão uma palestra sobre as atividades realizadas nos laboratórios e sobre os objetos astronômicos escolhidos.

OBA
A prova da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) acontecerá no dia 15 de maio de 2015. Para esse ano, a OBA e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) contarão com a participação de 16.500 escolas inscritas. A expectativa é que 800 mil alunos realizem a prova da olimpíada. A estimativa é que sejam distribuídas cerca de 45.000 medalhas.

Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira para representar o país, em 2016, nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participarem das Jornadas Espacial, do Space Camp e de Jornada de Foguetes, caso participem também da IX MOBFOG. Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências espaciais, as inscrições para a 19ª edição da OBA serão abertas em janeiro de 2016.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas