Ícone do site Jornal da Chapada

SPM capacita profissionais das Unidades Móveis para atender mulheres do interior

foto
Unidades móveis levam atendimento às mulheres do campo e da floresta | FOTO: Reprodução |

As equipes multidisciplinares das Unidades Móveis da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), compostas por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito, estão encerrando o processo de qualificação para retomar as atividades no interior da Bahia a partir do próximo dia 27. A capacitação é promovida pelo órgão, em parceria com o Instituto de Gerenciamento e Tecnologias, entidade responsável pela gestão das equipes.

Profissionais da Polícia Militar da Bahia, atuantes no projeto da Ronda Maria da Penha, também são capacitadas, com o propósito de ampliar o conhecimento nas questões de gênero. A psicóloga Verena Souto participa pela primeira vez do projeto e ressalta a importância de aliar a capacitação oferecida com a técnica dos profissionais, para que seja obtido um resultado ainda mais satisfatório. Ela diz ainda que a iniciativa promove “uma ampliação de visão. Nós, psicólogas, trabalhamos muito com a transformação de vida. Minha expectativa é que de uma forma política e social, as Unidades Móveis possam promover uma mudança na vida dessas mulheres”.

Os próximos municípios onde as mulheres terão acesso aos serviços de acolhimento, apoio psicológico, jurídico e social são os localizados nas regiões centro norte, sudoeste, litoral norte, Região Metropolitana de Salvador, extremo sul e os Territórios de Identidade do Sisal e Portal do Sertão.

Projeto
O projeto das Unidades Móveis tem o objetivo de promover, em caráter de utilidade pública, o acesso aos direitos de cidadania e o enfrentamento à desigualdade de gênero. É resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, voltada exclusivamente para mulheres de comunidades rurais. O trabalho é coordenado pela SPM-BA, em articulação com o Sistema de Justiça, prefeituras municipais, movimentos de luta pela terra e organizações da sociedade civil, a exemplo dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas