Ícone do site Jornal da Chapada

Liríadas: Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil nesta madrugada

meteoro
De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, a chuva de meteoros chamada de Liríadas poderá ser vista de forma intensa no Hemisfério Norte | FOTO: Meramente ilustrativa/Arquivo |

No final do Dia da Terra, uma chuva de “estrelas cadentes”, ou meteoros, está prevista para atingir seu ápice. Ela acontece entre a noite desta quarta-feira (22) e a madrugada de quinta (23) e deve proporcionar uma visão espetacular do fenômeno em várias partes do planeta, inclusive no Brasil.

De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, a chuva de meteoros chamada de Liríadas poderá ser vista de forma intensa no Hemisfério Norte, basta olhar para o céu a partir das 22h30 de quarta. Ja no Henisfério Sul, a partir da 0h desta quinta a chuva poderá ser vista, inclusive de qualquer parte do Brasil. O fenômeno tem este nome porque se origina da constelação de Lira, onde se encontra a brilhante estrela Vega.

Existe um número previsto de aproximadamente 10 meteoros por hora, podendo haver picos de 90 meteoros por hora. O fato que torna essa chuva interessante de ser observada é a magnitude dos meteoros, que possibilita observá-los até em grandes cidades, em locais mais escuros.

O observatório Slooh, localizado nas Ilhas Canárias, no meio do Oceano Atlântico, vai transmitir a Liríadas pela internet. Só será possível enxergar o fenômeno sem a ajuda de telescópio em locais onde o céu não estiver encoberto e distantes de luzes artificiais urbanas. A Nasa também fará a transmissão da chuva.

A chuva de meteoros é causada pelo rastro da passagem de um cometa, estes detritos ficam pelo caminho e, quando a Terra passa por esse rastro, eles queimam por causa do contato com o oxigênio na entrada da atmosfera e viram os meteoros. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, popularmente conhecido como “estrela cadente”. O cometa que causa as Liríadas é o Thatcher, descoberto pelo americano A. E. Thatcher em 4 de abril de 1861. Da Agência Brasil.

Clique aqui para assistir a chuva de meteoros Liríadas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas