Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Unidade de saúde beneficia 1,3 mil famílias carentes em Maracás

mara
| FOTO: Manu Dias/GOVBA |

O bairro Irmã Dulce, localizado no município de Maracás, no sudoeste baiano, recebeu novos investimentos que fazem jus à homenagem feita à beata baiana, que dedicou parte da vida para viabilizar atendimento médico a quem mais precisava. Entre as obras mais recentes inauguradas no local, uma é a Unidade Básica de Saúde (UBS), que também leva o nome de Irmã Dulce, e a outra é a creche, que passou por reforma total e ampliação para abrigar 220 crianças de dois a cinco anos.

Cerca de 1,3 mil famílias moram no bairro que, há aproximadamente um ano, também foi contemplado com moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Na manhã desta sexta-feira (24), o governador Rui Costa, acompanhado de outras autoridades, visitou as instalações da UBS, que dispõe de consultórios médicos e odontológico, além de salas para vacinação, curativos e entrega de medicamentos. Ele também inaugurou os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem na Avenida Brasília.

“A unidade de saúde e a creche Irmã Dulce são prioridades para um bairro popular como este. São dois elementos fundamentais para desenvolver a comunidade. [A UBS] tem uma construção de alto padrão, uma equipe já instalada, que começa a funcionar imediatamente”, disse o governador.

Foram investidos R$ 427 mil na UBS, com recursos das três esferas de governo. De acordo com a secretária de Saúde de Maracás, Ilze Novaes, a equipe da unidade é composta por médico clínico, enfermeira, agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal e um dentista.

| FOTO: Manu Dias/GOVBA |

“E agora fomos beneficiados pelo Nasf [Núcleo de Apoio à Saúde da Família], que é uma iniciativa formada por profissionais de várias áreas como fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social, farmacêutico e educador físico que, juntos, vão dar apoio à equipe da Atenção Básica”, explica Ilze.

Ainda de acordo com a secretária, os atendimentos prestados pela UBS beneficiam uma área com cerca de quatro mil moradores. “Esta unidade foi construída em um dos bairros mais carentes da cidade. Um local que possui uma estrutura social favorável para a equipe trabalhar. Para a comunidade será muito importante e para que a equipe possa oferecer saúde de qualidade e para todos”.

Comodidade
A dona de casa Soraia de Jesus, 42 anos, mora com o filho, Antônio José, a poucos metros da unidade. A exemplo da maioria das mães, ela se sente mais aliviada por ter uma equipe de profissionais de saúde perto de casa. “Era muito distante pra eu sair daqui para outros lugares em busca de atendimento. Outro dia mesmo, tive que me retirar daqui para ir ao hospital levar ele, que estava com febre e dor de cabeça”.

Mesmo sendo proprietário de um automóvel, o técnico em eletrônica Carlos Bispo, 32, considera bastante cômodo ter uma UBS em frente à casa onde mora com a esposa e o filho de oito anos. Para ele, o investimento também valorizou a região: “É um benefício não só pra mim, mas para todos os moradores, que vivem aqui nas casas populares do bairro [Irmã Dulce]”.

Visita a escolas
Em cumprimento às metas previstas pelo programa estadual Educar para Melhorar – Um Pacto pela Educação, Rui Costa afirmou que, desde o início da gestão, já visitou 61 colégios e escolas. Em Maracás, ele foi ao Colégio Normal Municipal e ao Colégio Estadual Edilson Freire. Nas duas escolas, o governador e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, foram recepcionados com apresentações culturais, entre elas, recitais, teatro, dança e filarmônicas.

Barreto informou que, durante as viagens de Rui Costa ao interior, tem sido observada boa vontade dos prefeitos em melhorar os índices educacionais. “O governador tem dado ênfase muito grande à educação. Nas viagens que ele fez a 32 municípios nestes dois meses de governo, ele tem visitado escolas estaduais e municipais. Quando o governador lançou o programa, ele teve em mente exatamente isso, visando à união de esforços para transferir a educação na Bahia”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas