Ícone do site Jornal da Chapada

Fim de semana de chuva fraca na Chapada Diamantina; regiões da Bahia terão tempo encoberto

chuva
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e na região sudoeste, a temperatura mínima pode variar de 16°C a 18°C | FOTO: Reprodução |

A passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro e sul da Bahia, vai contribuir, neste último fim de semana de abril (24 a 26), para o aumento da nebulosidade e, consequentemente, das chances de ocorrer chuva em algumas regiões, a exemplo do Recôncavo e sul do estado. No entanto, os eventos mais fortes são esperados para as localidades mais próximas ao litoral, sobretudo, na região sul.

Além da frente fria, a temperatura elevada e a umidade vinda da Região Amazônica devem contribuir para o aumento da nebulosidade em outras áreas do estado como oeste, São Francisco, sudoeste e Chapada Diamantina. Porém a chuva prevista é de fraca intensidade, com pouca ou nenhuma influência para amenizar a longa estiagem que atinge algumas localidades dessas regiões.

O serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) prevê para Salvador e região metropolitana, onde os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico devem manter o céu encoberto e chuvoso, a continuidade de temperatura elevada, com mínima de 22°C e máxima de 32°C.

Nas regiões norte e nordeste, a massa de ar quente e seco continua predominando, o que mantém o céu ensolarado e com pouca chance de ocorrer chuva. A mesma condição também contribui para elevar a temperatura nessas regiões, onde a máxima prevista pode chegar aos 35°C.

Essa situação, somada à vegetação já ressecada, aumenta a possibilidade de surgir novos focos de queimadas, além de propagar os já existentes. Diante disso, é preciso cuidado quanto à utilização do fogo, principalmente, em atividades agrícolas, pois uma pequena faísca poderá dar origem a uma grande queimada, causando prejuízos irreparáveis ao meio ambiente.

Mesmo com a previsão de tempo quente em grande parte do estado, em algumas localidades é esperada temperatura mais amena, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e a região sudoeste, onde a mínima pode variar de 16°C a 18°C.

Maré e radiação
De sexta-feira a domingo, a maré deve atingir altura máxima entre as 7h30 e 10h30 e das 19h30 às 22h30, com valores de 1,4 e 2,2 metros, e a mínima, das 1h30 às 4h30 e das 13h30 às 16h30, oscilando de 0,6 a 1,3 metro. A previsão é de ondas com agitação fraca e altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Nesta segunda metade do outono há diminuição na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, redução nos Índices da Radiação Ultravioleta (IUVs), que neste fim de semana devem variar de 9 a 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os índices estão classificados nas categorias ‘muito alta e extrema’. Por isso, é preciso manter cuidado quanto à exposição prolongada ao Sol, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. A sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas