Ícone do site Jornal da Chapada

Céu encoberto e chuvoso durante o final de semana em grande parte do Estado

chuva
Não é descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensos, principalmente, no final da tarde e durante a noite na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo previstas para o final de semana prolongado, que inclui o feriado do dia do Trabalhador, continuam sendo influenciadas pelo calor e também pelos elevados índices de umidade. Com isso, o predomínio será de céu encoberto e chuvoso em, praticamente, todas as regiões da Bahia. Para as regiões do Recôncavo, Sul e Sudoeste, quem continua contribuindo para ocorrência das chuvas são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Além disso, a frente fria que passou no inicio dessa semana ainda está influenciando o tempo no Estado, ou seja, mesmo afastada da costa, este sistema continua intensificando os ventos e, consequentemente, trazendo mais umidade e chuvas para as localidades mais próximas ao litoral.

Mesmo com o predomínio de céu encoberto e chuvoso nos próximos dias, as temperaturas elevadas (com máximas podendo chegar aos 31°C) é outro elemento que também deverá contribuir para intensificar essas chuvas, principalmente, no Sul e Recôncavo baiano, onde há possibilidade de ocorrer trovoadas. Para as demais regiões do Estado, também há previsão de chuvas, embora estas sejam de fraca intensidade. No entanto, nas regiões Oeste, São Francisco e Chapada Diamantina, não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensos, principalmente, no final da tarde e durante a noite. As temperaturas nessas regiões do Estado também continuam elevadas, com máximas variando de 28°C (na Chapada Diamantina) a 35°C (no São Francisco), o que aumenta, ainda mais, as chances de que estes eventos ocorram.

Por outro lado, nas regiões Norte e Nordeste (onde as máximas também poderão chegar aos 35°C), o ar seco ainda predomina. Com isso, as maiores chances são para chuvas de fraca intensidade nessas áreas do Estado. Mesmo com essa previsão de tempo quente em grande parte do Estado, há algumas localidades onde são esperadas temperaturas mais amenas, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão variar de 15°C a 17°C, que é uma das opções para os adeptos das baixas temperaturas durante o final de semana prolongado.

Em Salvador, as fortes chuvas causaram transtornos e congestionamentos | FOTO: Revista Bahia |

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas também continuam elevadas (com mínimas de 21°C e máximas de 30°C), o predomínio será de céu encoberto e chuvoso na maior parte do período.

Maré
Para o período entre os dias 01/05 (sexta-feira) e 03/05/2015 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 02h e às 04h e entre as 14h e às 16h, com valores variando de 1,8 e 2,7 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada no período das 08h às 10h e das 20h às 22h, com valores variando de 0,2 a 0,5 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)
Uma das características do outono é que, em sua primeira metade, se assemelha ao verão, ou seja, temperaturas elevadas e chuvas mais intensas. Já na segunda metade, tais características se assemelham ao inverno (com baixas temperaturas e chuvas de fraca intensidade). Outra característica nessa fase de transição da estação é a redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, redução na Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Esta redução pode ser verificada com os Índices previstos para o período entre os dias 01/05 (sexta-feira) e 03/05/15 (domingo), quando estes deverão variar de 08 a 11. Mesmo com essa redução, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica estes Índices como sendo de categorias “Muito Alta e Extrema”, mantendo assim os cuidados quanto à exposição prolongada a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para isso, a sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas