Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Trilhas em Ibicoara passam por manutenção; confira algumas dicas para acampar

trilha
Transporte de pedras para a confecção de degraus da nova trilha para o Baixão | FOTO: Divulgação/Parna |

Um mutirão formado por administradores e condutores do Parque Nacional da Chapada Diamantina realizou o manejo de trilhas no Baixão, região sul do parque, no município de Ibiocara. No mutirão do dia 11 de abril foi aberto um novo local de acampamento para substituir a área que hoje é utilizada para este fim. A antiga área de acampamento estava localizada às margens do Lago do Baixão, ao lado da trilha que dá acesso às cachoeiras ‘Véu de Noiva’ e ‘Fumacinha’. Essa atividade envolveu membros da Associação de Condutores de Visitantes de Ibicoara, Associação Bicho do Mato, Associação Radical Chapada, Associação de Moradores do Baixão, Prefeitura de Ibicoara e equipe do Parque Nacional.

“O mau uso do local estava acarretando impactos ao Lago do Baixão, como a contaminação por produtos de higiene pessoal e resíduos de alimentos. Além disso, a localização ao lado da trilha não é muito adequada para acampamento por causa da passagem mais ou menos frequente de pessoas que se dirigem para as cachoeiras da região”, explica o analista ambiental do Parque Nacional, Pablo Casella, em texto publicado no blog do Parque Nacional. Ainda conforme a publicação, a antiga área de acampamento foi desativada com a colocação de pedras, folhas e vegetação no local. O novo local de acampamento foi aberto numa área degradada que é mais afastada do lago e é acessada por uma nova trilha que sai da rota principal, garantindo maior tranquilidade aos campistas.

Trilha aberta para dar acesso ao novo local de acampamento | FOTO: Divulgação/Parna |

A administração do Parque Nacional da Chapada Diamantina ressalta a importância da prática de um ‘excursionismo de mínimo impacto nos ambientes naturais’. No texto publicado no blog do Parque Nacional, algumas orientações foram consideradas, como a existência de moradores que residem na região da comunidade do Baixão. “Trate os moradores da região com gentileza, cortesia e respeito. Mantenha as porteiras do modo que encontrou e não entrem em casas e galpões sem pedir permissão”, aponta trecho do texto.

Não utilize fogueiras
Fogueiras prejudicam o solo e representam grande risco de incêndios florestais – mesmo que você tenha grande experiência com isso. Prepare-se para acampar levando fogareiro. Para “ir ao banheiro” em ambientes naturais é recomendável levar uma Fossa Seca Ambulante de PVC. Saiba mais em: http://goo.gl/gDiz20. Caso não tenha uma leve uma pequena pá para cavar um buraco com 15 cm de profundidade, a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, preferencialmente em locais onde não seja necessário remover a vegetação. Em hipótese alguma coloque fogo no papel higiênico, procure enterrá-lo juntamente com as fezes.

Limpeza do novo acampamento por administradores do parque | FOTO: Divulgação/Parna |

Deixe seu animal doméstico em casa ou em local apropriado. Os ambientes naturais do Parque Nacional são o lar de animais silvestres que podem representar perigo direto aos animais domésticos ou transmitir doenças para os mesmos. De forma inversa os animais domésticos podem ser portadores de vírus ou bactérias que não estão presentes no ambiente natural e podem ser danosos para os animais silvestres. As informações foram extraídas do blog do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Traga seu lixo de volta
Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa embalagens desnecessárias. Embalagens vazias pesam pouco e ocupam um espaço mínimo em sua mochila. Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta. Jamais queime qualquer tipo de lixo! Enterrar também não é boa ideia: os organismos do solo não devem conviver com o seu lixo e alguns animais podem cavar e espalhá-lo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas