Ícone do site Jornal da Chapada

Conselho Superior elege Vilma Reis nova ouvidora-geral da DPE na Bahia

reis
A posse da nova ouvidora-geral acontece no dia 22 de maio | FOTO: Reprodução/Ascom/DPE-BA |

Por quatro votos a dois, a candidata Vilma Reis foi eleita a nova ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), na manhã desta quinta-feira (30). Vilma disputou a eleição com o historiador Marcos Rezende e, depois de perder no pleito entre os representantes da sociedade civil, chegou ao cargo pelo Conselho Superior. Ela substituirá a atual ouvidora-geral, Tânia Ramos, que ocupou o cargo por dois mandatos. A escolha da nova ouvidora foi feita após sabatina realizada com os candidatos em sessão extraordinária do conselho. A cerimônia de posse de Vilma Reis acontecerá no dia 22 de maio, às 9h, na Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), no bairro do Canela, em Salvador.

De acordo com texto publicado pelo Bahia Notícias, os votos foram proferidos pelo defensor público geral e presidente do Conselho Superior, Clériston Cavalcante de Macêdo, pela coordenadora executiva das Defensorias Públicas Especializadas, Gianna Gerbasi – em substituição ao subdefensor público geral, Rafson Ximenes (membro do Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia) – e pela corregedora geral Carla Guenem, além dos conselheiros Gil Braga, Maria Auxiliadora Teixeira e Mônica Aragão.

De acordo com a Defensoria, as eleições acontecem a cada dois anos em duas etapas: eleição feita por representantes indicados pela sociedade civil para formação de lista tríplice e escolha definitiva pelo Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia. Neste ano, apenas dois dos candidatos foram considerados aptos e a lista, portanto, foi dúplice.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas