Ícone do site Jornal da Chapada

Governo homologa decreto de situação de emergência em Salvador

foto
No decreto, o governo afirma que compete ao Estado preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adotar as medidas que se fizerem necessárias | FOTO: Reprodução/Secom |

O Governo do Estado publicou na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial homologação do decreto municipal declarando em ‘situação de emergência‘, pelo prazo de 180 dias, as áreas comprovadamente afetadas pelas chuvas que caíram em Salvador nos últimos dias, causando danos decorrentes do deslizamento de solo e afetando “as atividades econômicas e a população”.

No decreto, que também se baseia nas informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria da Casa Civil, o governo afirma que compete ao Estado preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adotar as medidas que se fizerem necessárias.

Por isso, nos últimos dias, o governo estadual vem desenvolvendo ações, por meio de uma força-tarefa composta órgãos municipais e forças federais, para prestar assistência às vítimas da chuva em Salvador. Toda a estrutura do Estado, incluindo o Corpo de Bombeiros e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), foi acionado para resgatar e salvar vidas.

Na última segunda-feira (27), inclusive, o governador Rui Costa e o ministro da Integração, Gilberto Occhi, sobrevoaram os bairros de Salvador castigados pelas fortes chuvas. No mesmo dia, ocorreu encontro com a participação de técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ampliar o apoio do governo federal, que se mobilizou a partir do apoio direto da presidente Dilma Rousseff, que prestou solidariedade e colocou o Exército à disposição do Governo da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas