Ícone do site Jornal da Chapada

Festival de Música Instrumental da Bahia reúne 12 atrações do Brasil e Argentina

musica
A festa musical acontece de 14 a 17 de maio no Teatro Castro Alves, em Salvador | FOTO: Reprodução |

Para o seu público cativo, e os novos admiradores, o Festival de Música Instrumental da Bahia, comemorando a vigésima edição, terá dois palcos esse ano: um na já tradicional Sala Principal do Teatro Castro Alves de 14 a 17 de maio, a partir das 20 horas, com uma intensa programação de 12 shows, reunindo atrações locais, nacionais e internacionais, além de eventos paralelos como exposição, workshop e palestras, e o outro no Museu Náutico, no Farol da Barra, onde acontece o “Música e Astronomia”, a partir do dia 12 de maio, terça-feira, às 18h30.

A grade de atrações no TCA começa no dia 14, quinta-feira, com um “aquecimento” no Foyer do TCA, a cargo do SSA – Som Soteropolitano Ambulante, grupo que se apresenta nas ruas de Salvador com a influência das brass band’s de News Orleans e traz no repertório clássicos da música brasileira, baiana e world music. Em seguinda, no palco, a abertura será com o Bahia Bass (criado dentro do programa NEOJIBA), o compositor e baterista Beto Martins, o músico Targino Gondim e Quinteto Sanfônico. No dia 15, sexta, a noite terá o violonista chileno radicado na Bahia Jorge Solovera; a Orquestra Benutti e o trompetista Daniel D’Alcântara como solista convidado; o guitarrista Jurandir Santana e convidados, lançando o novo disco “Um segundo”.

No sábado, 16, o público confere o Grupo Casa Verde (vencedor do Prêmio Caymmi), Bonde Xadrez (de volta aos palcos depois de 15 anos), e a atração argentina Adrian Laies Duo com Mariano Loiacono. No domingo, 17, o enceramento do Festival será com Amigos de Seu Souto – Homenagem; o baterista Tito Oliveira e show Magiô, e o Quinteto Diego Schissi, um dos mais originais conjuntos de tango moderno da Argentina. Já na quinta-feira, 14, no Foyer do Teatro Castro Alves, o público terá um “aquecimento” para o início da programação, com o evento SSA Som Soteropolitano Ambulante, às 19 horas. Os ingressos custam R$ 20, 00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

“Música e astronomia” no MUSEU NÁUTICO –
A programação deste ano do Festival vai se estender além das quatro noites de boa música na Sala Principal do TCA. Por isso, o público está convidado também a participar, terça-feira, 12, da Abertura do Festival, no Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra), às 18h30, com uma programação que reúne exposição, palestra e apresentação do astrônomo e músico mineiro João Marcos e mesa-redonda sobre o tema “Música e Astronomia”. Nas quartas-feiras seguintes, o evento prossegue com mais atrações musicais: Sexteto 1 de Cada, no dia 20 de maio; Cacau Celuque, 27 de maio; Duo Guitarbone, formado por Marcio Pereira e Bruno Nery; dia 3 de junho, e Grupo Janela Brasileira, 10 de junho.

Integrado ao calendário de eventos culturais do nosso Estado, com a curadoria do maestro Zeca Freitas e do pianista e ator Fernando Marinho, o XX Festival de Música Instrumental da Bahia é uma realização da Associação Instrumental da Bahia, e conta com apoio financeiro do Fomento à Cultura/Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia. Produção da Mil Produções.

20 edições
Consolidado como uma grande vitrine de sonoridades e ritmos e um dos mais importantes eventos do gênero no país, criado nos anos 1980, O Festival de Música Instrumental da Bahia já contou com a participação de nomes como Hermeto Pascoal, Sivuca, Yamandú Costa, Armandinho, Spoke Frevo Orquestra, Bianca Gismonti, Hamilton de Holanda, Wagner Tiso, Cesar Camargo Mariano, Marco Pereira e Amilton Godoy. Entre seus lançamentos estão a Oficina de Frevos e Dobrados do maestro Fred Dantas, o Grupo Garagem e a Orkestra Rumpillez do maestro Letieres Leite. O Centro Antigo de Salvador tem sido o grande cenário acolhedor do Festival, que estreou no Teatro Castro Alves, mas também já foi realizado no Forte de São Diogo (Porto da Barra), no Solar do Unhão (av. Contorno) e no Teatro Vila Velha (Passeio Público).

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas