Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia pode produzir o melhor café do Brasil; Chapada Diamantina se destaca em concursos

cafe
O café produzido na Chapada Diamantina é um dos melhores do país | FOTO: Meramente Ilustrativa/André Esquivel |

“Nossa meta não é ser o maior produtor nacional, mas queremos e podemos produzir o melhor café do Brasil”, afirma o chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura (Seagri), José Pirajá, lembrando que é da Bahia o café servido ao papa no Vaticano. Segundo ele, a Seagri vai focar suas ações nos cafés finos, entre eles o café gourmet, com destaque para os municípios de Piatã, Barra da Estiva e Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, além de Vitória da Conquista e Barra do Choça. No ano passado, dos 21 cafés premiados nos concursos nacionais, nove foram da Bahia, cinco só do município de Piatã.

Abertura do Simpósio Nacional do Agronegócio Café, em Salvador | FOTO: Heckel Junior |

A qualidade do café da Bahia foi o tema em destaque nesta segunda-feira (11) na abertura do 16º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), evento que prossegue até quarta-feira (13). Ao lado do governador Rui Costa, o chefe de gabinete da Seagri, representou o secretário Paulo Câmera, e participou do evento, acompanhado pelo superintendente de Política do Agronegócio da Seagri (SPA), Guilherme Bonfim, e pelo diretor de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), vinculada à Seagri, Armando Sá.

Apostando também que a qualidade é o caminho para o café baiano, o governador Rui Costa anunciou sua disposição em investir em pesquisa para melhoramento em todas as atividades relevantes da economia baiana, onde se destaca o café. O presidente da Assocafé, organizadora do evento, João Lopes Araújo, lembrou que após três anos consecutivos de secas, a produção baiana de café, que chegou a ser de 2,6 milhões de sacas, caiu para 1,9 milhões de sacas na última safra. “Com o arrefecimento da estiagem, e se não houver contratempo climático, espera-se colher este ano em torno de 2,5 milhões de sacas”, disse ele.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas