Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Barragem em Rio de Contas resiste ao período de estiagem e inicia recuperação

vieira
A barragem Luiz Viera abastece Rio de Contas e municípios vizinhos | FOTO: Reprodução/L12 Notícias |

Longe de atingir seu estágio ideal, a barragem Luiz Vieira, que abastece o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, e municípios próximos, como Livramento e Dom Basílio, incluindo o Perímetro Irrigado do Brumado, atingiu, na segunda-feira (11), 27,15% de sua capacidade. O volume subiu devido às chuvas registradas no final do mês de abril e início de maio de 2015, conforme dados oficiais do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Atualmente o açude conta com 28.505.000 (milhões de metros cúbicos de água).

De acordo com informações publicada pelo site L12 Notícias, “este é o maior nível desde novembro de 2012, quando a barragem atingiu o seu pior nível histórico – 12,93 %, exatamente 13.581.300 (milhões de metros cúbicos de água), um pouco abaixo da reserva ecológica e de segurança, que é de 15 milhões de m³”. Ainda conforme o site, “outro dado que chama a atenção é que o nível do Açude Riacho do Paulo também está em ascensão”.

É que não havia expectativa para que a água subisse neste período. A capacidade do açude é de 53.800.000 (milhões de metros cúbicos de água), e, segundo dados do DNOCS, sua “lâmina de água” passou de praticamente zero para 8.720.000 (milhões de metros cúbicos de água), o que representa cerca de 16,21%. As informações são do L12 Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas