Ícone do site Jornal da Chapada

Professores da Uneb iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta quarta

uneb
O objetivo é reforçar a denúncia à sociedade sobre a crise orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia | FOTO: Reprodução |

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) paralisam as atividades nos 24 campi da instituição no Estado, nesta quarta-feira (13). A decisão ocorreu durante assembleia geral realizada em 7 de maio. Em Salvador, no campus I da Uneb, professores e estudantes farão o fechamento dos portões e ato público, às 7h, para marcar o início do movimento grevista. Na ocasião acontecerá um café da manhã com panfletagem e apitaço, faixas, bandeiras e carro de som.

Além da Uneb, a greve afeta mais três universidades estaduais da Bahia (Uefs, Uesb e Uesc). Em todos os campi os portões ficarão fechados até sexta-feira (15). A greve é por tempo indeterminado. O objetivo é reforçar a denúncia à sociedade sobre a crise orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Segundo o comando de greve da Associação dos Docentes da Uneb (ADUNEB), a radicalização foi necessária diante do descaso do governo do estado com a crise orçamentária das Ueba; e a contraproposta rebaixada à pauta de reivindicações 2015, que não contempla as demandas da comunidade acadêmica.

Os trabalhadores denunciam a falta de recursos, déficit no quadro de vagas, insuficiência de materiais didáticos e equipamentos nos laboratórios, falta política eficaz de permanência estudantil, atrasos em bolsas de auxílio à pesquisa, entre outros problemas. Os docentes reivindicam 7% da Receita Líquida de Impostos e denunciam o corte de R$ 19 milhões, nos últimos dois anos, nos setores de custeio e investimento. Com informações do Portal R7.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas